Governador de Massachusetts passará 5 dias no Rio e SP

Por Gazeta News

O governador de Massachusetts, Deval Patrick forneceu mais detalhes sobre a viagem oficial de nove dias que fará à América do Sul, passando por Brasil e Chile, no início de dezembro, durante uma entrevista coletiva no dia 16.

A comitiva de Massachusetts pretende abrir novas parcerias comerciais entre o estado e os dois países. Segundo Patrick, a viagem de dois dias ao Chile foi idealizada após um convite do presidente Sebastian Piñera. Mas ele destacou que pretende atrair investimentos internacionais para o estado.

“Nós precisamos definir a posição de Massachusetts no cenário mundial, sobretudo junto a países que crescem economicamente como o Brasil. Isso deve também gerar mais empregos para o estado, o que consolidaria a nossa recuperação econômica”, disse Patrick.

No Brasil, durante cinco dias, a comitiva do governador fará reuniões em São Paulo e no Rio de Janeiro com empresários, políticos e reitores de universidades. A meta é mostrar o que Massachusetts pode oferecer. O sucesso do estado em áreas como ciência e tecnologia deve servir como polo inicial de negócios.

A programação da viagem e as reuniões foram previamente agendadas em encontro entre o governador Deval Patrick e o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Mauro Vieira, e o cônsul do país em Boston, Fernando de Mello Barreto.

A sétima maior economia do mundo passou a ser alvo dos principais estados americanos. Flórida, Califórnia e Nova York também negociam parcerias comerciais com empresas brasileiras. Patrick destacou ainda que o Brasil caminha para ser a quinta economia do mundo e Massachusetts pretende estreitar as relações comerciais com o país.

Na comitiva do governador Deval Patrick seguem para o Brasil e Chile o secretário de Desenvolvimento Econômico Greg Bialecki; o presidente da Universidade de Massachusetts Robert Caret; o CEO do Conselho de Biotecnologia de Massachusetts Robert Coughlin e mais alguns empresários do setor de tecnologia.