Juan Fernando Ortega, governador do Distrito 6930 – ao qual pertence o Rotary Club West Boca (o único dos Estados Unidos que tem suas sessões realizadas em língua portuguesa), foi o convidado especial na última quinta-feira, 21 de agosto, para fazer uma apresentação aos diretores e membros do Rotary clube formado por brasileiros.
Ortega destacou os trabalhos feitos internacionalmente pelo Rotary Club, com destaque para a área social, sobretudo no combate à pobreza, na educação e no fornecimento de água. Segundo dados do Rotary Club, cerca de 50% das pessoas vivem na linha da pobreza em todo o mundo, isto configura-se num número assustador, porque significa cerca de três bilhões de pessoas. Cerca de 1.8 milhão de pessoas precisam caminhas pelo menos um quilômetro para conseguir água potável para beber e cozinhar. O panorama também é desolador quando se trata de educação e analfabetismo, que atinge um número expressivo de pessoas mundialmente.
Justamente os programas voltados para estes segmentos foram os destaques da palestra de Ortega. Ele mostrou ainda os trabalhos desenvolvidos em áreas pobres da Colômbia como referência da assistência dada aos menos favorecidos. Os trabalhos são replicados aqui mesmo nos Estados Unidos, em locais como Melbourne (local do primeiro encontro de interação entre rotarianos no mundo), Wellington e West Palm Beach, na Flórida.
Ele fez ainda um breve histórico das atividades do Rotary Club, fundado em 1902, que teve sua primeira filial internacional em 1916 em Havana, Cuba. Aliás, o Rotary Club está presente até mesmo na lua, uma vez que o astronauta John Borman, rotariano convicto, levou uma faixa para saudar os futuros rotarianos que forem para lá.
Apesar do espírito que norteia o Rotary Club seja o de servir o semelhante, Ortega destacou que 50% da contribuição dada à organização provêm de somente 3% dos membros, ou seja, está faltando mais empenho dos próprios integrantes para que a organização possa fazer ainda mais pelos mais necessitados.
Por fim, ele comentou os futuros encontros do Rotary Club. Em termos internacionais, o destaque fica para o encontro programado para junho de 2015 em São Paulo, onde será realizada a Convenção Internacional do Rotary Club. Em termos locais, haverá uma reunião de rotarianos do Distrito 6930 em Wellington no próximo mês de setembro.
Ortega enalteceu o trabalho do Boca Raton West. Este é considerado um paradigma do distrito, pela quantidade de obras sociais que realiza, pela dinâmica de seus membros e por ser o tecnologicamente o mais avançado.
Ao fim da apresentação, Ortega recebeu os aplausos dos presentes e o cumprimento do presidente de Rotary Club West Boca, Carlo Barbieri, que o presenteou com uma flâmula do clube brasileiro do Rotary na Flórida.