Governador do Texas propõe emissão de visto de trabalho para imigrantes

Por Gazeta News

texas

O governador do Texas e pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, Rick Perry, disse à rede de televisão CNN que o governo federal deveria propor uma extensão dos vistos de trabalho para que os imigrantes indocumentados pudessem transitar livremente entre os EUA e os seus países de origem. Ele, no entanto, afirmou que se opõe a uma anistia que resulte na permissão dos imigrantes obterem cidadania. As informações são da CNN.

Perry disse ao jornalista John King que as expectativas das autoridades federais em prender e deportar cerca de 15 milhões de imigrantes indocumentados não são realísticas. Ele ainda acrescentou que outros republicanos, incluindo o ex-presidente dos EUA, George W. Bush, foram muito longe ao propor uma reforma do sistema imigratório que incluía um caminho para a cidadania.

O governador ainda acusou o seu oponente na disputa das primárias, Mitt Romney, de já ter apoiado uma anistia. Romney tem sido criticado por contratar uma companhia de jardinagem que empregava imigrantes indocumentados para cuidar de sua casa em Boston, MA. Durante 10 anos.

“Você pode fazer um programa no qual estas pessoas podem ser identificadas e receberem vistos de trabalho para que elas possam ir e voltar mas sem no entanto se tornarem cidadãos norte-americanos”, disse Perry. “Eu acho que foi aí onde McCain, Romney e mesmo Bush estavam errados ao tratar desse assunto dizendo que nós iríamos dar anistia a estas pessoas. O povo apenas disse não, não vamos”.

Ele entretanto não deu detalhes como este programa funcionaria, apenas afirmou que as autoridades precisam determinar uma melhor forma de identificar os imigrantes indocumentados e fazer deles parte da sociedade. Perry também disse que o programa apenas funcionaria se o governo federal primeiro fizesse um melhor trabalho em fechar as fronteiras.

“Eu discordo do conceito de que, de uma forma ou de outra, nós iremos deportar 12, 15 milhões de pessoas. Isso não vai acontecer”, disse Perry acrescentando que “a realidade tem que fazer parte da discussão e que nós precisamos de uma estratégia para lidar com isso”.

Ele também disse que os esforços da Casa Branca em parar o fluxo de imigrantes ilegais falharam e que ele, como presidente, faria este trabalho em apenas um ano usando a cerca já existente, mais agentes na fronteira e vigilância aérea. Perry repetiu que sua oposição à construção de um muro ao longo de toda a fronteira entre os EUA e o México levaria entre 10 e 15 anos para ficar pronta.

“Existem lugares onde o muro funcionaria, mas a ideia das pessoas em apenas dizer ‘vamos construir um muro e pronto, tudo será resolvido’, não é uma realidade”, disse.