Governo analisa se portadores do visto H-4 poderão trabalhar

Por Gazeta News

Na última segunda-feira, 3 de abril, o Departamento de Segurança dos Estados Unidos solicitou mais 180 dias para rever as regras que permitem aos portadores do visto H-4 solicitarem permissão de trabalho no país.O visto H-4 é concedido às esposos (as) dos titulares do visto de trabalho (H-1B).Em fevereiro passado, o governo tinha pedido um prazo de até 60 dias para avaliar a regra.

Implementada no governo Barack Obama, a autorização de trabalho é concedida a portadores de visto H-4, cujos cônjuges estão à espera do green card. Anteriormente ao governo Obama, possuidores do visto H-4 não tinham permissão de trabalho, bem como acesso a um social security. Em 2015, um grupo chamado Save Jobs EUA iniciou um processo alegando que esta regra seria uma ameaça aos empregos para cidadãos americanos.

Liderada pelo procurador-geral Jeff Sessions, a solicitação tem o intuito de ganhar tempo para que o Departamento de Segurança decida se "a nova regulamentação é ou não apropriada".A decisão cabe ao Tribunal de Justiça americano.

Na solicitação da prorrogação há uma garantia de que, a cada 60 dias, o Departamento irá atualizar o Tribunal de Justiça sobre o andamento da análise das regras.

Líderes do grupo Save Jovs EUA solicitam que a prorrogação do prazo não seja concedida, alegando que a nova regra "fere os trabalhadores americanos". Segundo Dale Wilcox, que representa a Save Jobs USA, a administração Obama estava errada ao afirmar que esta regra tem um impacto mínimo sobre os desempregados e subempregados americanos. Já o grupo de defesa aos imigrantes chamado Immigration Voice, que apresentou no mês de março uma proposta em nome de milhares de seus membros - que trabalham atualmente com vistos H-4, não se pronunciou sobre esta solicitação.

O pedido de prorrogação não altera, no entanto, que portadores do visto H-4 continuem a solicitar permissão de trabalho, mas, caso as regras sejam alteradas, as autorizações poderão ser retiradas.

Esta questão atinge principalmente a comunidade sul-asiática, que recebe a maioria dos vistos H-4 emitidos pelo país.

O número de vistos H-4 praticamente dobrou nos últimos quatro anos. Dados apontam que em 2016 foram emitidos 131.051 novos vistos H-4, enquanto o número foi de 80.015 em 2012.

Com informações da CNN.