Governo brasileiro anuncia resgate a brasileiros em ilha do Caribe

Por Gazeta News

reuters saint martin caribe
[caption id="attachment_152750" align="alignleft" width="398"] Ilha de Saint Martin, no Caribe, após a passagem do furacão Irma. Foto: Reuters.[/caption]

Em nota, o Itamaraty informou que, com a melhoria das condições climáticas, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB)será enviado para resgatar os brasileirosque se encontram na ilha, o que deve ocorrer na terça-feira, 12.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores disse que vem monitorando diretamente a situação dos brasileiros afetados.

Até o momento, há registros oficiais de pouco mais de 60 brasileiros nessas três ilhas, cerca de 30 em Sint Maarten (lado holandês de São Martinho), 2 em Saint Martin (lado francês), 22 em Tortola e 11 em Turcas e Caicos.

O governo brasileiro também está em contato com o Reino Unido para coordenar a retirada dos cidadãos brasileiros em territórios britânicos, uma vez que a pista do aeroporto de Tortola não permite aterrissagem nas condições atuais.

Aeroportos e estradas da Flórida reprogramam funcionamento após Irma

Além de São Martinho, outras duas ilhas apresentam situação de crise com colapso total ou parcial da infraestrutura de transportes, comunicações e abastecimento: Tortola (uma das Ilhas Virgens Britânicas) e Turcas e Caicos (também sob a soberania britânica).

Para atender os brasileiros na região, o Itamaraty montou um núcleo de atendimento emergencial em Brasília, que está em contato com todos os postos da rede consular diretamente responsáveis.

O governo solicitou às Embaixadas do Brasil na França, nos Países Baixos e no Reino Unido que incluíssem brasileiros no plano de evacuação nas respectivas ilhas.

Uma das tempestades mais fortes no Atlântico em um século, o Irma deixou um rastro de destruição em ilhas do Caribe durante sua passagem na quinta-feira, 7. Várias ilhas pequenas no nordeste do Caribe, incluindo Barbuda, São Martinho e as Ilhas Virgens Britânicas foram atingidas. O Irma arrancou árvores, derrubou casas e provocou chuvas fortes e ondas de até 12 metros de altura.

Pelo menos 28 pessoas morreram nas ilhas do Caribe, com registros nas parte francesa e holandesa de Saint Martin, nas Ilhas Virgens americanas, nas Ilhas Virgens britânicas e no arquipélago de Anguilla, em Porto Rico e em Barbuda. Youtuber brasileira

A youtuber brasileira Lorrayne Mavromatis usou as redes sociais para informar que conseguiu deixar a ilha de São Martinho, no Caribe. Ela e o marido deixaram a ilha em um avião da Força Aérea dos EUA por terem cidadania norte-americana, e foram levados para Porto Rico. A ilha franco-holandesa de São Martinho tem 70 mil habitantes.

Antes de deixar São Martinho, Lorrayne escreveu que outros brasileiros tentaram ajuda norte-americana no aeroporto, mas que foram separados em outras filas porque não possuem cidadania. Ela diz ter sido informada, no entanto, de que todos conseguiriam ser acomodados nesta segunda-feira.

Com informações do G1.