Governo britânico espera receber 10 mil estudantes brasileiros nos próximos quatro anos

Por Gazeta News

Embaixador Alan Charlton afirma que cerca de 130 universidades britânicas participam do programa para receber estrangeiros.

O governo britânico espera receber nos próximos quatro anos 10 mil estudantes brasileiros, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, segundo o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton.

Charlton afirma que aproximadamente 130 universidades britânicas participam do programa para receber estrangeiros. “A internacionalização das universidades é importante para nossa economia”, disse o embaixador. Ele destacou que, por meio do programa, é possível haver trocas de conhecimento e conexão entre pessoas de diversos países na universidade. Além disso, destacou que os estudantes estrangeiros ajudam a economia local das cidades onde ficam.

O governo britânico tem feito palestras em várias cidades do país para divulgar aos estudantes brasileiros a oportunidade de estudar no exterior. Até 2015, a expectativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é que 101 mil brasileiros estudem em universidades de todo o mundo, por meio do Ciência sem Fronteiras.

Dificuldade Recentemente o GAZETA publicou uma reportagem abordando as dificuldades que muitos brasileiros enfrentam na hora de tentar conseguir um visto de estudante para o Reino Unido. Muitos deles, que tinham planejado ir para universidades inglesas, através do programa, acabaram mudando a rota e tendo como destino os Estados Unidos. Isso porque eles não atenderam os requisitos do idioma, exigidos pelo país europeu.

Para obter um visto de estudante para o Reino Unido, o aluno deve marcar pelo menos 5,5 (numa escala 9,0) em todas as quatro etapas do teste de inglês. Já os Estados Unidos não exigem proficiência em inglês para os seus vistos de estudante.