Um estudo de impacto ambiental poderá atrasar, ou prejudicar os planos para o sistema de trens de passageiros na Flórida Central. O governo federal determinou que seja realizado um estudo para verificar em que medida os trens de carga - que estão sendo transferidos da linha do Centro de Orlando para o condado de Polk – poderão afetar os moradores das áreas vizinhas, incluindo Lakeland.
O problema é que o estudo, e uma série de recursos, poderão fazer com que seja perdido a data limite para aquisição de recursos federais para o projeto de trens de passageiros. No mínimo, afirmam profissionais envolvidos no projeto, a exigência do estudo causará atrasos no calendário do projeto, que prevê a abertura do primeiro tronco, de Le Land a Orlando, em 2010.
Charada
Steve Homan, porta-voz do Departamento de Transportes, na Flórida Central, chamou a nova exigência de “charada”.
Quando você continua mudando as regras, tudo torna-se um desafio. Nós queremos seguir as regras, mas temos que saber que regras são essas”, disse.
John Mica, republicano de Winter Park, representante federal que tem insistido em financiar o projeto com recursos federais, disse considerar o estudo uma boa idéia. “Estou confiante que isso protegerá o projeto daqueles que querem atrapalhá-lo. Acho que isso é uma boa notícia. Atrapalharia mais continuar sem o estudo. Isso evitará atrasos futuros”, disse Mica.
Dinheiro
A linha de transportes de passagei-ros orçada em $615 milhões está sendo cons-truída com recursos federais, estaduais e locais, incluindo dinheiro dos condados de Orlando, Orange, Osceola, Sminole e Volusia. Um acordo, de $491 milhões entre o estado e a empresa de trens CSX, prevê a compra de 61 milhas de trilhos que ligarão DeLand e Poinciana.
Tráfego
O acordo prevê ainda a transferência e realocação do tráfego de carga e uma central de trens para Winter Haven, o que deverá ampliar o tráfego através de Lakeland.
Críticas
A Comissão municipal de Lakeland, que estuda o assunto, está pedindo ao estado que encontre um corredor separado para o transporte de cargas, que conectaria a área comercial aos portos.
- O acordo proposto entre FDOT e a CSX Railroal parece ter uma natureza de melhoria, mas não é suficiente para acomodar nem um plano para um transporte eficiente de cargas, nem um sistema de passageiros, nem o movimento de veículos ao longo das cidades da Flórida Central, especialmente ao longo do corredor I-4 – afirma o documento elaborado pela Comissão.

