Governo incentiva deportação voluntária

Por Gazeta Admininstrator

O governo norte-americano está convidando imigrantes indocumentados que tiveram ordem de deportação emitida, e não compareceram à Corte, para que saiam voluntariamente do País.

Começou em 5 de agosto a Operação “Saída Programada”, implementada pelo Departamento de Segurança Interna (Homeland Security), nas cidades de Santa Ana, Califórnia, San Diego; Phoenix; Chicago e Charlotte, na Carolina do Norte, informou a porta-voz Cori Bassett.

Segundo ela, aqueles que tiveram ordem de deportação e não cometeram qualquer delito, poderão participar do programa, que se estenderá até 22 de agosto.

- Essas pessoas poderão dirigir-se a um escritório de Imigração e Aduanas (ICE) e dizem que querem ir para casa – disse Bassett, acrescentando que não haverá prisões, como ocorre com a maioria dos indocumentados que são deportados.

Jim Hayes, diretor interino do ICE para os casos de detenção e expulsão, calcula que, aproximadamente, 572 mil pessoas no País tenham uma ordem final de deportação e não cometeram qualquer delito, além da entrada e/ou permanência ilegal no País. De acordo com Bassett, quem aproveitar o programa terá até 90 dias para juntar dinheiro antes de ir embora. Hayes acrescentou que, em casos anteriores o ICE observou que, em geral, aqueles que se apresentam para deportação voluntária necessitam entre um mês e 40 dias para ajustar assuntos familiares.

Deportação
Julie Myers, diretora do ICE, explicou que o programa será uma forma organizada para promover a deportação sem provocar o temor de “batidas” a residências ou locais de trabalho. A idéia, segundo Myers, surgiu de grupos de defesa dos direitos dos imigrantes, que teriam afirmado que os indocumentados se apresentariam, caso tivessem oportunidade de deixar o País sem correr o risco de prisões. “Esperamos que esses grupos respaldem o que nos disseram”, disse.

Críticas
O programa mal começou e já enfrenta críticas. Frank Sharry, diretor-executivo do grupo America’s Voice disse que o programa não constitui uma proposta séria e que lembra mais um episódio do programa cômico “Saturday Night Live” do que qualquer outra coisa.

- A idéia de que milhões de pessoas vão bater na porta do governo e pedir para serem deportadas é pura fantasia. Esta não é uma solução, é uma deportação massiva barata e não vai funcionar – disse. Sharry.

Membros do Conselho Hispano do Congresso pediram ao presidente George W. Bush que dê fim às “batidas” de imigração. Defensores dos imigrantes no Congresso criticaram a iniciativa.

- Não é tarefa do ICE escrever as leis de imigração – disse o legislador democrata Joe Baca, que preside o conselho hispânico.

- Precisamos terminar com essas batidas. Não fazem bem a absolutamente ninguém – disse o legislador democrata Luis Guitérrez.