Governo italiano autoriza extradição de Pizzolato

Por Gazeta News

Pizzolato

A Itália autorizou a extradição ao Brasil do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado por envolvimento no mensalão. A decisão marca o fim de quase dois anos de disputa legal e tratativas políticas em relação ao brasileiro. A decisão foi informada pelo Ministério da Justiça, no dia 24, quando a embaixada do Brasil em Roma foi notificada oficialmente.

A Polícia Federal deve buscar o brasileiro no dia 30. A previsão foi considerada no dia 24, após a Interpol ser comunicada da decisão do governo italiano. Ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Pizzolato foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão. Mas, há um ano e oito meses, fugiu do país com um passaporte falso e declarou que confiava que a Justiça italiana não faria um processo político contra ele, como acusa a Justiça brasileira de ter realizado.

Ele acabou sendo preso na cidade de Maranello e, em setembro de 2014, a Corte de Bolonha negou sua extradição argumentando que as prisões brasileiras não têm condições de recebê-lo. Os advogados de Pizzolato chegaram a usar o tema da extradição Cesare Battisti - italiano condenado em seu país por terrorismo e que recebeu asilo no Brasil - na argumentação e tentaram convencer a Corte que o ex-diretor do Banco do Brasil não poderia ser extraditado por conta da recusa do governo brasileiro em cooperar com esse caso. O argumento não foi acatado e o Brasil conseguiu a vitória judicial graças às garantias diplomáticas dadas de que Pizzolato teria sua proteção assegurada na prisão.  Fonte: Revista Exame.