Governo reabre processos de emissão de green cards

Por Gazeta Admininstrator

Autoridades federais de Imigração reverteram na terça-feira(17) a decisão de suspender a emissão de 60 mil números para emissão de green cards. A decisão foi resultado de pressões públicas e da ameaça de entidades de classe de advogados de Imigração.

O anúncio surge como uma surpresa positiva para milhares de imigrantes legais, muitos deles trabalhadores altamente qualificados, que haviam sido afetados pela suspensão da emissão de vistos de residência permanente. A decisão havia sido tomada em 2 de julho e tinha efetivamente bloqueado uma longa fila de imigrantes que pretendiam requerer o green card por intermédio de contratos de trabalho.

Na ocasião, o Departamento de Estado havia informado que não haveria alteração da decisão até outubro.

Centenas de trabalhadores enviaram buquês de flores a Washington, como forma de um protesto pacífico, e A Associação de Advogados de Imigração havia preparado uma ação contra o governo, a fim de que retomasse o calendário original, que disponibiliza um período de dois meses para que sejam encaminhados os pedidos de green card.

- A reação do público ao anúncio de 2 de julho deixou claro que o gerenciamento do governo neste processo necessita de uma revisão – disse Emilio Gonzalex, diretor de serviços de Cidadania e Imigração, em uma declaração que confirmou a reabertura do processo de recimento de pedidos de green cards. “Estou comprometido a trabalhar com o Congresso e o Departamento de Estado para implementar um sistema mais eficiente, que se alinhe com as expectativas do público”, disse.

A agência de Imigração informou que começaria a aceitar imediatamente aplicações com base em emprego para imigrantes que atendam aos requisitos. Isso inclui experts em tecnologia, artistas e trabalhadores com habilidades excepcionais. Os candidatos têm até 17 de agosoto para apresentar suas petições.

Imigrantes cujos pedidos de green card haviam sido suspensos disseram que a retomada os permitirá seguir adiante na meta de tornarem-se residentes permanentes. Muitos já trabalham aqui com vistos temporários que os prendem a um único empregador, e não permitem que esposos e esposas dos portadores de tais vistos trabalhem.

Um teto estabelecido pelo Congresso limita os green cards com base em emprego a 140 mil por ano, e o governo liberou 80 mil para este ano fiscal.

O governo decidiu fechar as portas às 60 mil petições restantes depois que especialistas apontaram uma ruptura de comunicação entre o Departamento de Estado e os serviços de Cidadania e Imigração osbre o número de aplicações prontas para receber um número que permite a emissão do green card. O Departamento de Estado emite números de visto e, a partir deles, os green cards podem ser regularizados, enquanto a agência de imigração processa as aplicações.

O anúncio de terça-feira(17) não significa que o governo elevará o número de green cards a serem emitidos, significa apenas que irá aceitar as aplicações que estavam previstas.

- Eles perceberam que cometeram um erro e decidiram consertá-lo – disse Crystal Williams, diretora associada para programas da Americam Immigration Lawyers Association.