Governo suspende exportação de 21 frigoríficos investigados na Carne Fraca

Por Gazeta News

julio Bittencourt Divulgação JBS site
[caption id="attachment_140120" align="alignleft" width="300"] foto: Julio Bittencourt JBS.[/caption]

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou no final da tarde desta segunda-feira, 20, que proibiu, preventivamente, a exportação de carnes produzidas por 21 frigoríficos investigados naoperação Carne Fraca, da Polícia Federal, mas a venda no mercado brasileiro está liberada.

As informações divulgadas na última sexta-feira, 17, tiveram impacto mundial e a repercussão atinge negativamente o mercado brasileiro de carnes.

Impacto mundial

A União Europeia, um dos maiores consumidores de carne de boi e frango do Brasil (só no ano passado importou $2,5 bilhões), exigiu informações das autoridades brasileiras e pediu a suspensão das exportações para o bloco de todos os estabelecimentos envolvidos na investigação.

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), as vendas de carne para a União Europeia, Coreia do Sul e China cresceram nos últimos anos e ganharam peso na pauta exportadora brasileira. Em 2013, somaram $ 2,82 bilhões, o equivalente a 17,8% de toda a exportação de carne do Brasil a outros países. Em 2016, passou para $ 3,67 bilhões, 27,2% do total. Apenas para a China, maior comprador brasileiro, as exportações de carne brasileira passaram de $ 445 milhões, em 2013, para $ 1,75 bilhão, em 2016.

Em Buenos Aires, foram iniciadas nesta segunda negociações entre autoridades do Mercosul e da União Europeia para um acordo de comércio entre os dois blocos, e os produtores europeus já acusavam o Brasil de não ter segurança na produção de alimentos. A comissão europeia afirmou que um acordo com o Mercosul terá que reforçar os altos padrões de segurança alimentar exigidos pela Europa.

Na Ásia, a China e aCoreia do Sul suspenderam, temporariamente, a importação de produtos brasileiros e as carnes brasileiras estão retidas nos portos. A China é o maior comprador da carne bovina brasileira.

A Coreia do Sul também anunciou uma suspensão temporária da compra de frangos, especificamente da BRF Foods, uma das envolvidas na investigação daPolícia Federal. Mais de 80% do frango consumido pelos sul-coreanos vem do Brasil e quase metade é fornecida pela BRF.

O Japão importa do Brasil 70% do frango consumido no país. Os japoneses ainda não fizeram nenhum anúncio oficial, mas essa segunda foi feriado no Japão e algum anúncio poderá ocorrer na terça, 21.

Ações do governo

A estratégia do Governo é restringir o problema aos 21 frigoríficos objetos da denúncia. A força-tarefa para fiscalizar esses estabelecimentos já está em campo. Dos investigados, apenas seis exportaram carne nos últimos dois meses, mas segundo o Ministério da Agricultura, a auditoria especial vai ser feita tanto nos lotes que vão para fora do país quanto nos que abasteceram o mercado interno.

Com informações do G1.