Gravidez moderna

Por Gazeta Admininstrator

Depois de incorporar à sua rotina os planejadores de casamento, os passeadores de cães e os organizadores de guarda-roupa, New York descobre agora uma nova categoria profissional: os planejadores pessoais de gravidez.

Na ilha de Manhattan, que concentra a maior parte da riqueza da maior cidade americana, mulheres grávidas contratam consultoras que cobram a partir de $ 100 por hora para orientá-las em tarefas diversas relacionadas à gestação, que incluem desde a contratação de manicure que só usa produtos orgânicos até a ajuda para a escolher o nome da criança, algumas vezes intermediando a contratação de médiuns para consultoria.
O serviço, disponível desde o final do ano passado, já chama a atenção da mídia local e é cercado de controvérsia.

“Tem gente que acha estranho? Sim, tem”, diz Yael Denbo, uma das duas sócias da InBoom Baby Planners, pioneira no negócio. “Quando o namoro pela internet surgiu, as pessoas também falavam: “Ah, você não é capaz de arranjar um namorado na rua, no mundo real?”. Depois surgiu a compra de verduras pela internet e algumas pessoas diziam: “Tem que ser muito preguiçoso para não querer fazer compra pessoalmente na quitanda”. E hoje em dia todo mundo acha tudo muito normal”.

Na lista “muito normal” de incumbências das planejadoras de gravidez, uma das principais é orientar a contratação da babá. “Nós pré-selecionamos as “top” três e levamos para a mãe decidir”, diz Denbo, que antes de abraçar a atual carreira, trabalhou por 20 anos como relações públicas.

Ninguém segura esse bebê
Denbo diz ter tido a idéia do negócio ao passar por uma gravidez e ter desejado estar cercada de consultores para ajudá-la a tomar decisões. “Por exemplo: você chega à [livraria] Barnes & Noble e tem uma prateleira inteira de livros sobre gravidez. E você simplesmente não sabe qual escolher”, diz ela, que tem como sócia Alden Rosen, que trabalhava como executiva de moda.

A lista de serviços disponibilizados pelas planejadoras pessoais de gravidez inclui também acompanhamento nas consultas médicas; orientação na escolha do enxoval da criança; organização dos convites a amigas e parentes para o chá de bebê (“Você não imagina o trabalho que é descobrir o CEP de cada convidado”, diz Denbo); contratação de fotógrafo para um ensaio da gravidez; aula de maquiagem e estilo para a gestante; entre outros.

“Temos sido procuradas por mulheres que trabalham fora, mas também por donas-de-casa que até têm tempo, mas querem ser uma ótima mãe”, afirma Denbo.

Aprovadas
Lisa Fragner, executiva de projetos especiais de animação dos estúdios Fox de cinema, diz ter aprovado o serviço ao dar à luz um garoto neste ano. “Eu me esmero pela perfeição na carreira e isso se repete na minha vida como mãe. [As planejadoras de gravidez] Alden e Yael foram impecáveis nas informações que trouxeram e firmes na execução de projetos”, conta. “[A gravidez] foi mais gostosa e sem estresse.”

Beleza
Se você acha que contratar uma “planejadora de gravidez” é um pouco demais para a sua cabeça, ou o seu orçamento, mas quer manter-se bonita também durante esta fase, a primeira coisa a fazer é buscar informações precisas, e livrar-se dos mitos.

Durante a gravidez a mulher se encontra embebida em hormônios, com isso seu organismo assume um aspecto peculiar e especial. Os seios crescem em tamanho e se tornam mais firmes. Os lábios ficam mais cheios, os cabelos tendem a ficar mais bonitos e volumosos, os olhos se tornam mais brilhantes pela ação hormonal, assim como o rosado das faces.

De fato, a natureza trabalha para que a “fêmea” se torne especialmente atraente para o “macho” nesta fase, justamente para que ela possa mantê-lo ao seu lado durante os nove meses, protegendo e amparando-a a si e ao futuro bebê. Modismos à parte, é inegável que uma moça de lábios cheios, cabelos volumosos, busto proeminente, olhos brilhantes e faces rosadas é basicamente atraente ou, pelo menos, era para o homem normal!

A grávida tem mais sensibilidade à luz solar e tendência a manchas - os chamados “cloasmas”. O uso de filtro solar diário FPS 12 ou 15 é importante. Na praia, piscina e caminhadas, melhor ainda usar filtro com FPS maior que 30, além de chapéus ou viseiras.

As estrias devem ser evitadas. A prevenção mais eficaz é não engordar demasiadamente, não mais que 12 kg. Recomenda-se o uso de hidratantes potentes, contendo ativos altamente eficientes como uréia, silicones, colágeno, vitamina E, extratos de avelã ou macadâmia, uva, amêndoas, lactatos, entre outros, em cremes que devem ser usados diariamente nas regiões mais críticas, tais como abdômen, busto e nas laterais das coxas.

Pode haver uma tendência a cravos, poros dilatados e espinhas. Neste caso, deve-se usar loção adstringente ou tônica com algodão para aprofundar a limpeza diária, tirando os resíduos restantes de poluição, maquiagem e secreções naturais.

Exercícios moderados, autorizados pelo obstetra, ajudam muito a gastar calorias indesejadas, já que a fome é pronunciada neste período.

Proibido ou permitido?
Grávidas e obstetras freqüentemente têm muitas dúvidas quanto ao que pode ou não ser usado nesta fase tão delicada. Vale frisar as questões mais preocupantes:

1. Tinturas e reflexos podem continuar a serem usados. Os produtos modernos não contêm nada que possa prejudicar o feto. De qualquer modo, o obstetra-ginecologista é quem deve dar a palavra final, sendo sempre consultado para autorizar este tipo de procedimento.

2. Alisamentos, permanentes, escovas progressivas podem ser adiadas para evitar qualquer transtorno, já que algumas grávidas enjoam. São desaconselhados quaisquer procedimentos deste tipo que nunca tenham sido experimentados antes para evitar possíveis reações alérgicas.

3. Ácidos suaves, como o glicólico, AHA, ácidos de frutas podem continuar a serem usados sem problemas. Já o ácido retinóico, produto muito usado pelos dermatologistas para refinar e clarear a pele, deverá ser interrompido durante a gestação.

4. Maquiagem não é prejudicial e pode ser usada durante toda a gravidez, servindo inclusive como proteção física.

5. Bronzeamento artificial em camas com raios ultravioletas está proibido, devido à grande facilidade para o aparecimento de manchas escuras, tanto no rosto como no corpo. Já os autobronzeadores em cremes e sprays estão liberados!

6. Depilações podem continuar normalmente. Evite a cera no rosto, devido à chance de manchas, especialmente no buço! Os pêlos existentes podem ser retirados sem perigo com pinças.

7. Saltos altos não estão proibidos para as mais treinadas, mas podem ser prejudiciais para as que não têm prática ou usam muito pouco. Equilibre o uso do salto com períodos de descanso em casa, usando pouco ou nenhum salto.

8. Queda de cabelo após o quarto mês do nascimento do bebê costuma assustar boa parte das mamães. Os dermatologistas receitam cápsulas à base de proteínas e loções à base de progesterona e corticóides suaves, pingados diariamente no couro cabeludo por cerca de dois meses até que o problema cesse.

9. Os cabelos ficam mais bonitos e volumosos. Quem faz escova nota que esta dura um tempo maior. Os cabelos crespos assentam com mais facilidade e não ficam tão elétricos. É a hora de aproveitar e deixar os cabelos soltos e longos, chamando o foco de atenção para a parte de cima.

10. Os lábios ficam bem mais volumosos e muito “sexies”! Podem ressecar mais e apresentar peles levantadas. Use os protetores hidratantes labiais, batons incolores com Vitamina E e silicone.

11. Chame atenção para os pontos fortes, ao invés de reclamar da silhueta. Capriche nos decotes, já que o busto e colo adquirem uma beleza especial nesta fase. Use os hidratantes que contenham óleos nesta área para deixar a pele brilhante e ainda mais chamativa.

Fabiane Iapichino - Grávida de 7,5 meses
Primeiro filho.
Não contrataria uma profissional destas. A única dificuldade que tive, que é bem boba, foi para escolher a mamadeira do neném. Saiu no Gazeta uma matéria que cientistas estavam alertando sobre os riscos de determinados tipos de plástico. Aí comecei a ler os rótulos para ver o tipo de plástico usado nas mamadeiras. Muitas amigas ficaram grávidas na mesma época, e tive muitas dicas.

Além da mamadeira, a dificuldade foi em relação parto. Minha preocupação era sobre hora do parto. Fiz o curso Lamaze. Ensinam exercícios de respiração para não sentir dores quando tem contrações e para hora do parto.

Carolina Rodrigues Grávida de 7,5 meses
Primeiro filho
Eu contrataria sim uma profissional destas para organizar o baby shower porque dá muito trabalho. Se eu tivesse dinheiro e condições financeiras na verdade contrataria para tudo. Mas o que mais deu trabalho até agora foi organizar o baby shower porque tem que sair muito de casa para ver várias coisas. Seria ótimo ter alguém para fazer tudo isso, decoração, convidados, lista de presentes, é muita coisa.

Ana Cordeiro – Grávida cinco meses
Segundo filho.
Dúvidas sobre coisas que não perguntamos para o médico. O açúcar ajuda a fazer o leite do peito. Mulher que tem o peito grande tem tendência a ter mais leite. Essas são informações que se tem e que descobri que eram mitos. Se houvesse uma profissional que eu pudesse pegar o telefone e fazer uma pergunta me tranqüilizaria.