Green card e cidadania sairão mais rápido

Por Gazeta Admininstrator

Por: Letícia Kfuri, com agências.

Imigrantes cujos pedidos de green card e de cidadania têm se arrastado entre 16 e 18 meses nos corredores da burocracia, por causa de atrasos com a checagem de fichas pelo Federal Bureau of Invetigation (FBI), não terão que esperar mais do que um ano, a partir de novembro.

O diretor interino do USCIS (Escritório de Cidadania e Serviços de Imigração), Jonathan Scharfen, anunciou que reduziu o processo para uma média detre 10 e 12 meses, a partir de novembro. “Estamos trabalhando sem parar para conseguir nosso objetivo de processar os trâmites de naturalização em um prazo de cinco meses para o período de 2009”, disse Scharfen.

No ano fiscal de 2007, o USCIS recebeu em torno de 1,4 milhão de solicitações de cidadania, o correspondente ao dobro do volume usual. Apenas em junho do ano passado, o escritório de Cidadania recebeu 400 mil solicitações de legalização, antes do aumento de tarifas, que entrou em vigor em 30 de julho.

Documento distriubuído pelo USCIS informa que como resultado de um esforço de contratação de novos funcionários e do aumento no número de horas trabalhadas, o USCIS completará mais de um milhão de solicitações de cidadania e green card, antes do final deste ano fiscal, incluindo muitas solicitações recebidas no verão de 2007.

Uma auditoria federal constatou que, desde os ataques terroristas de 11 de setembro, milhares de imigrantes tiveram que esperar anos por uma decisão acerca de seus processos de cidadania ou green card, em parte porque o FBI fazia uso de tecnologia desatualizada e de trabalhadores mal treinados.
- Sei que isso afetou a vida de pessoas e que a vasta maioria que ficou com seus processos sem andamento era formada por boas pessoas. Estamos compromissados a fazer isso bem feito – disse Scharfen.

Ele, no entanto, concordou com a preocupação expressa por muitos debatedores do tema imigração, que os agentes federais ainda estão levando vários anos para decidir sobre um caso, mesmo após o FBI ter concluído sua checagem.

- A experiência que vocês descrevem não deveria estar ocorrendo. Uma vez que a checagem do FBI está completa, o oficial de imigração deveria tomar sua decisão, seja ela positiva ou negativa – disse Shcarfen, que participou de audiência com 100 advogados de imigração, além de funcionários estaduais e federais, em Boston.

Ele acrescentou que o USCIS também está melhorando o tempo de processamento para os pedidos de cidadania, e ajudando centenas de organizações a prepararem imigrantes para o novo teste de cidadania, em outubro.

No último ano fiscal, 26 mil solicitações de cidadania foram processadas em Boston. Este ano, o número superará 32 mil. A partir de setembro, segundo ele, a expectativa é que um processo de solicitação de cidadania seja completado em cerca de nove meses, mas o objetivo da agência de Imigração é que o tempo seja reduzido para cinco meses, em todo o País.

Advogados de imigração, que participaram do encontro, elogiaram os progressos feitos pelo USCIS, mas alertaram para os elevados custos das taxas, que tiveram seus preços elevados no último verão.

Até o final de junho de 2007, o USCIS cobrava $330 pelo trâmite de naturalização. O valor foi reajustado para $675, em julho.

- A minha impressão, verdadeiramente, é que eles estão tentando fazer o melhor que podem, disse Heloísa Galvão, co-fundadora do Brazilian Women’s Group, com base em Allston. Ela acrescentou, no entanto, que é importante que os oficiais de imigração entendam o quanto é difícil este processo para os imigrantes. “Se eles realmente estão interessados que as pessoas se tornem cidadãs, deveriam tornar o processo mais fácil – disse Galvão.