Noite Pernambucana no projeto Tercas Culturais - Cultura Viva

Por Gazeta News

Gretchen no "Lerê"?

Quem diria que a primeira ‘popozuda’ do Brasil, Gretchen, causaria tanto frisson ao vir morar na Flórida. Muitas especulações sobre a nova vida da dançarina surgiram desde o anúnico da sua mudança. Boatos de que a “Rainha do Bumbum” estaria trabalhando de manicure e cobrando $50 dólares pelo serviço também nasceram do nada. Outros apostaram que ela incursionaria pela carreira de Go-Go Girl (tsc, tsc!). Mas sua efêmera carreira de garçonete foi a que chamou atenção da mídia, no Brasil, e aqui. Se ela precisava de um boost para promover seu mais recente CD, a compilação “Charme, Talento e Gostosura”, acertou na mosca. Convites para shows e apresentações nos Estados Unidos surgiram aos borbotões e o Netto’s Café, lanchonete do seu amigo Claudio Silva, que manteve a famosa garçonete por dois dias, continua faturando. “Se eu tinha dúvidas de que era famosa não tenho mais”, declarou a pioneira do gênero “Bunda Music”. Ela teria afirmado, inicialmente, que trabalhou sim como garçonete. Depois desmentiu e declarou que tudo não passou de golpe publicitário para ajudar o amigo empresário.

O mais engraçado foi ver a quantidade de brasileiros que correram ao local para flagrar a ex-popstar, como se tratasse de um show bizarro de decadência e humilhação. Nada há de humilhante em ser garçonete. Quase todos os imigrantes brasileiros, com diplomas e histórico de alta classe no Brasil, já passaram pela situação de ter que enfrentar o “lerê” na América. Assim que, ponto pra Gretchen, em levantar a bandeira do trabalho honesto nos Estados Unidos.

E para quem quiser saber um pouco mais sobre o novo CD da dançarina-atriz-cantora trata-se da coletânea “Charme, Talento e Gostosura”, bem ao estilo da carioca. A música título, “Ela tem Charme, Talento e Gostosura”, é de autoria de Jorge Benjor e foi gravada originalmente por Gretchen em 1983. Outros hits daquela década, como “Melô do Piripipi”, “Freak le Boom Boom” e “Conga, Conga, Conga” também estão na compilação.

TERÇAS CULTURAIS

Noite dos Pernambucanos Ausentes será no dia 18

Quem curte a boa música nordestina - leia-se Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Nando Cordel, e muitos outros - não pode perder a próxima Terça Cultural, dia 18, no restaurante “Café Mineiro”. O sarau cultural terá como objetivo prestigiar a comunidade pernambucana do sul da Flórida, que terá a chance de matar a saudade das noitadas boêmia do Recife Antigo, com direito a Escondinho de Charque, Arrumadinnho e outras iguarias da culinária recifense. No palco, as vozes de Marcos Nóbrega e Xenia Souza vão se encarregar de completar o clima da noite. A cantoria dará vez também a declamadores e poetas, que mostrarão outras facetas da cultura pernambucana.

A Terça Cultural é um evento que tem como finalidade promover e divulgar a cultura brasileira, nos Estados Unidos. Qualquer artista interessado em também participar do evento deve entrar em contato com esta colunista, idealizadora e organizadora do projeto.

A Terça Cultural, ou “Encontro dos Pernambucanos Ausentes”, acontece no dia 18, terça-feira, e a entrada é gratuita. Para mais informações sobre o evento, basta ligar para o telefone (954) 226-8261. Para reservas: (954) 426-1106.