Gripe canina em Palm Beach.

Por Gazeta Admininstrator

Dezenas de animais foram infectados com o vírus, uma doença respiratória considerada muito pior do que a tosse do canil (kennel cough).

Não há vacina contra o vírus, definido pelos especialistas como altamente contagiosos, transmitido no ar, e que nas unidades do Animal Control já se mostrou fatal.

O serviço de Animal Control já teve que sacrificar dúzias de animais, em um esforço para evitar que a doença se alastre entre os demais animais. “Infelizmente em nosso canil de adoção nós tivemos cães que apresentaram os sintomas e tivemos que sacrificar todos”, disse a diretora Dianne Sauve.

Por medida de prevenção, os trabalhadores agora estão utilizando roupas plásticas e botas, em um esforço para, possivelmente, manter o vírus isolado dentro do prédio.

Cães infectados são mantidos em isolamento e os funcionários do serviço têm constantemente que mudar os uniformes para evitar de levar o vírus para casa e transmití-lo para seus próprios animais de estimação.

Quando os funcionários entram ou saem do edifício têm que colocar os pés em uma solução desinfectante. “Esses cães quando tossem podem espalhar o vírus em uma distância de 20 pés, então vestimos estas roupas para evitar de transportar o vírus para qualquer outro lugar”, disse a funcionária Candace Thompson.

O maior medo é que o vírus se espalhe para fora da comunidade. O Plam Beach Kennel Club iniciou no mês passado um período de quarentena. Dezenas de seus cães contraíram a doença. Dois morreram, enquanto os demais estão sob sérios cuidados médicos.

Agentes do Animal control estão preocupados. Eles afirmam que com tantos cães já afetados no condado, será apenas uma questão de tempo para que o vírus se espalhe. “Nós não queremos ser alarmistas, mas queremos que as pessoas tenham um pouco de bom senso.

Não leve seus cães a lugares onde terão contato com ou-tros cães”, disse Sauve. O Animal Controle manterá suspensas todas as adoções até 17 de julho.