Os primeiros imigrantes indocumentados foram deportados para Honduras desde o início da crise da fronteira. Eles estavam em um centro de detenção no Novo México e foram enviados de volta para seus países no dia 14, disse o Department of Homeland Security.
O grupo de 40 pessoas, incluindo crianças, estava em um centro de detenção especial, Artesia, criado para abrigar os imigrantes que recentemente atravessaram a fronteira na onda de imigração ilegal. Eles foram transferidos para o aeroporto de Roswell, no Novo México, na manhã do dia 14, disse a “NBC News”.
Oficiais do DHS disseram à emissora que este voo era apenas o primeiro de uma onda de deportações. “Esperamos que mais imigrantes sejam devolvidos a Honduras, Guatemala e El Salvador nos próximos dias e semanas”.
Em Artesia, que tem espaço para 700 pessoas e tinha aproximadamente 400 no dia 11, oficiais dizem que imigrantes ficarão presos até terem seus casos resolvidos. A meta, de acordo com oficiais de imigração, é de processar os casos entre dois e quatro dias, através de videoconferências com juízes.
Antes de o centro ser aberto, grupos de mulheres e crianças foram colocados em ônibus e informados que teriam que informar oficiais de imigração dentro de um mês.