Grupo de republicanos cria comitê de ação política pró reforma da imigração

Por Gazeta News

3 Carlos-Gutierrez-jpg

Proeminentes estrategistas republicanos anunciaram que estão formando um Comitê de Ação Política visando redefinir a posição do partido em relação à imigração e descobrir maneiras para atrair os eleitores latinos. As informações são da Associated Press.

O plano, chamado de Republicans for Immigration Reform, também espera minar do partido aqueles que se posicionam muito rigorosos contra a imigração, tornando-se heróis para os mais conservadores, mas que acabam afastando os eleitores latinos.

Carlos Gutierrez, que foi secretário de Comércio no governo do presidente George W. Bush, e Spies Charlie, um advogado de Washington, são os idealizadores desse plano. Eles disseram ao Washington Post que querem ajudar a incentivar a reforma da imigração no ano que vem - e ajudar a convencer os legisladores republicanos que estavam vacilando na questão.

"Este não é pequena bola", Gutierrez disse ao Post. "Nós estamos falando sério e estamos incentivando os debates sobre a reforma da imigração para que o Partido Republicano possa chegar a um novo patamar no século 21", disse Gutierrez ao Washington Post. "Primeiro, eles têm de ser legalizados. Então você tem que encontrar uma maneira de entrar em uma fila para o green card .... Haverá exigências. E nós vamos ter de negociar algum tipo de requisitos".

Nem Spies, que levantou 142 milhões de dólares para a campanha de Mitt Romney, nem Gutierrez, esboçaram um plano para a arrecadação de recursos para esse plano.

A posição linha dura dos republicanos, e mesmo de Romney, sobre questões como a imigração, programas de assistência do governo e acesso à saúde tornaram-se os principais assuntos usados contra o partido pelos líderes latinos e a campanha de Obama, que alertaram que a presidência de Romney criaria dificuldades para os latinos.

Mais de 70% dos eleitores latinos apoiaram Obama, que tem sido mais aberto à revisão abrangente da lei de imigração.

Falando à CNN no dia 18, Gutierrez disse que Romney perdeu porque "a extrema direita levou o partido a um lugar que ele na verdade não pertence”.

Gutierrez disse que o país não pode crescer sem imigrantes e do Partido Republicano é o lugar natural deles.

"Somos o partido de prosperidade, de crescimento, de tolerância", disse Gutierrez em para o programa da CNN "State of the Union”.

'' Esses imigrantes que vêm para cá, arriscando suas vidas, vêm em busca do sonho americano. É isso que o partido republicano é”.

Gutierrez disse que com esse plano, o Republicans for Immigration Reform favorecerá imigrantes de todas as partes do mundo, incluindo hispânicos, asiáticos, africanos ocidentais e etíopes.