Grupo dono do Miami Herald é vendido por $4,5 milhões

Por Gazeta Admininstrator

A Knight Ridder, dona dos jornais The Miami Herald e El Nuevo Herald, a segundo maior empresa jornalística dos EUA em termos de cirulação, concordou em vender as empresas do grupo por $4,5 milhões à McClatchy Company, uma empresa que possui a metade de seu tamanho, de acordo com funcionários que participaram da negociação.
A transação, que já era esperada pelo mercado, acontece em meio às incertezas que reinam na indústria jornalística, uma vez que leitores de todo o país têm demonstrado preferir mais a internet aos jornais tradicionais.
A venda poderia ajudar, no entanto, a tranqüilizar alguns investidores preocupados com os valores das empresas jornalísticas, uma vez que a Knight Ridder impôs o pagamento de “luvas” de 25% por suas ações desde o momento em que foi colocada à venda em novembro, diante da presssão de acionistas que não se sentiam satisfeitos com a situação de suas ações.
De qualquer forma, a McClatchy, cujos escritórios principais estão em Sacramento, e publica O Sacramento Bee e o Minneapolis Star Tribune, entre outros periódicos, foi a única empresa editora de jornais a apresentar uma oferta final para a Kinght Ridder, que publica jornais de tanto prestígio como o Philadelphia Inquirer e o San José Mercury News. Embora o negócio tenha atraído o interesse de algumas grandes empresas, entre elas a Gannett, a maior parte das empresas jornalísticas como The Washington Post Company, La Tribune Company e Dow Jones, não deram grande atenção à venda.
De acordo com os termos do negócio, a Mc Clatchy concordou em pagar algo em torno de $67 por ação, em dinheiro e em ações pela Knight Ridder, informaram forntes ligadas à transação. Aproximadamente 60% do pagamento será feito em dinheiro, enquanto o restante em açÕes.
Considerando que a Knight Ridder é muito maior do que a McClatchy, alguns analistas acreditam que a fusão possa ocasionar problemas para ambas as empresas, e que a Mc Clatchy poderia vender, ou fechar alguns dos jornais da Knight Ridder, ou tomar medidas mais severas para controlar os custos em suas próprias redações para, desta forma, ajudar a financiar o negócio.
A nova proprietária já anunciou a disposição de vender inúmeros periódicos que acaba de adquirir, mas não o Miami Herald nem o El Nuevo Herald. O presidente da Junta Diretiva e diretor executivo da Mc Clatchy, Gary Pruirr, disse que a compra das empresas do grupo Knight Ridder foi uma oportunidade “Oportunidades como esta ocorrem uma única vez na história de uma empresa, e estamos entusiasmados com a possibilidade de estender o jornalismo de McClatchy e nossa comprovada tradição a 20 periódicos de alta qualidade em mercados crescentes”, disse Pruitt.
Ele acredita que as empresas que, inicialmente, se interessaram pela compra da Knight Ridder tais como Media News e Gannett, podem estar interessadas em comprar alguns joranis do grupo como o Philadelphia Inquirery, por exemplo.