Grupos querem acelerar que imigrantes tornem-se cidadãos

Por Gazeta News

voto cidadaos

Grupos de ajuda a imigrantes recrutaram equipes de voluntários para ajudar em programas que pretendem adicionar milhares de novos cidadãos norte-americanos para o eleitorado de vários estados, em tempo para a eleição presidencial de novembro. As informações são da "Associated Press".

Essa campanha vem depois que o presidente democrata Barack Obama não conseguiu cumprir as reformas prometidas na imigração em seus primeiros anos de mandato, e a retórica adotada por seu oponente, Mitt Romney, sobre a imigração para ganhar o apoio dos conservadores.

O Departamento de Segurança Interna diz que cerca de 12,6 milhões de pessoas tinham green cards em 2010, incluindo 8,1 milhões de pessoas que já se qualificam para a naturalização, mas ainda não entraram com o pedido de cidadania. Latinos, considerado um eleitorado de tendência democrata, representam a maior comunidade imigrante.

Os imigrantes e outras minorias ajudaram Obama a ter uma vitória confortável sobre o republicano John McCain na eleição presidencial de 2008.

A campanha “Become a Citizen Now!" (Torne-se um cidadão agora!) começou em março, na esperança de ajudar a 5 mil imigrantes a completar os documentos para se tornarem cidadãos e se registrarem para votar. A campanha tem como alvo residentes estrangeiros que estão no país por tempo suficiente para se qualificar para naturalização em Massachusetts, Nova York, Califórnia, Flórida, Maryland, Oregon, Colorado, Washington, Tennessee, Illinois, Wisconsin e New Hampshire.

Um empurrão à parte do Conselho Nacional de La Raza, grupo de defesa de direitos civis hispânicos, quer registrar 180 mil latinos em todo o país para votar. Os organizadores dizem que a iniciativa já registrou mais de 10 mil eleitores. O grupo está realizando a campanha na Flórida, Nevada, Colorado, Pensilvânia, Nova Jersey, Califórnia, Texas, Carolina do Norte e online.

Entre todos os eleitores que votaram na eleição presidencial de 1996, 4,1% eram estrangeiros, de acordo com a Pew Hispanic Reasearch. Oito anos depois, em 2008, o percentual subiu para 6,3.