Guarda Costeira resgata 13 brasileiros de iate na costa de Fort Lauderdale (veja vídeo)

Por Gazeta News

resgate brasileiros

Treze brasileiros, incluindo o dono Richard Paul Matheson, foram resgatados depois que o iate em que estavam naufragou na costa Flórida, informou a Guarda Costeira, no dia 26. O iate de 106 pés de comprimento, “Serena 3”, tinha como porto de registro o Rio de Janeiro.

Uma patrulha da Guarda Costeira conseguiu resgatar as 13 pessoas apenas 25 minutos antes de o iate afundar completamente em uma zona de águas profundas. Das pessoas no barco, seis eram passageiros, seis tripulantes e o capitão. A primeira chamada de emergência foi por volta das 6pm, na segunda-feira. Como o céu estava nublado, autoridades demoraram para encontrar a embarcação devido à escuridão.

O iate, construído no Brasil há quatro anos, cujo valor é estimado entre $10 e $15 milhões de dólares, afundou em águas com 1.200 pés de profundidade a aproximadamente 13 milhas da costa de Lauderdale by the Sea.

“A situação foi completamente alarmante”, disse o oficial da Guarda Costeira, Jon Paul Rios. “O mar estava agitado, com ventos fortes. Não era um tempo muito favorável, mas ao mesmo tempo temos uma boa equipe que conseguiu regatá-los com sucesso”.

De acordo com autoridades, levou quase duas horas desde o primeiro contato com pedido de socorro até o iate ficar completamente submerso.

Todos os ocupantes da embarcação são brasileiros, confirmou um porta-voz da Guarda Costeira, e falam somente português. Nenhum precisou de cuidados médicos. O iate havia partido do Porto de Fort Lauderdale, com destino a Freeport, nas Bahamas.

Ainda não se sabe o motivo do naufrágio, mas o iate pode ter atingido algum objeto ao zarpar. As tentativas de rebocar o iate foram sem sucesso e o barco afundou completamente. Funcionários do Sea Tow, que tentou salvar o iate, conseguiram resgatar somente um jet ski, um bote de 18 pés, um bote inflável salva-vidas e algumas malas.

O dono registrado do iate, o carioca Richard Matheson, é o presidente do grupo brasileiro ECISA, dona da BR Malls, rede que projeta, constrói e administra 49 shoppings em vários estados do Brasil, como o NorteShopping e Shopping Tijuca, no Rio de Janeiro. Eles estavam a caminho das Bahamas em uma viagem de um mês em família. De acordo com a CBS, o barco passou os últimos dois anos na Europa, depois viajou pelo Atlântico para chegar a Fort Lauderdale em janeiro.

Capitão De acordo com o G1, o capitão, Gabriel Martins, comandante do iate Serena 3, é de Ilhabela, litoral paulista.

Gabriel era o responsável pelo iate no momento do acidente e foi quem enviou um sinal de emergência por rádio à Guarda Costeira. Ele disse a um amigo que só deve voltar ao Brasil no final de fevereiro.

Com informações do Sun Sentinel, Guarda Costeira, G1 e Daily Mail.

Veja o vídeo do resgate, cedido pela Guarda Costeira: