Guarda Nacional chega à fronteira do Texas.

Por Gazeta Admininstrator

Laredo, Texas – Mais de 70 efetivos da Guarda Nacional chegaram a algumas zonas de fronteira do Texas para receber treinamento, e alguns começarão seus trabalhos em dois dias, disse nesta terça-feira (20) o chefe da Patrulha da Fronteira no setor.

Os 73 efetivos nos setores de Laredo e Rio Grande Valley realizarão tarefas tais como a operação e mantimento de câmaras de vigilância, a fim de que os agentes da Patrulha da Fronteira tenham mais liberdade para realizarem a segurança, disse Reynaldo Garza, chefe em funções no setor fronteiriço de Laredo.

“Isso marcará uma grande diferença em nossa operação”, disse Garza.” Será uma grande vantagem”.

Garza e o tenente-coronel Víctor Noriega, comandante das forças em Laredo, enfatizaram que o desembarque não constitue uma militarização da fronteira e que os efetivos buscarão apenas alivar o trabalho dos agentes da Patrulha da Fronteira, a fim de dar-lhes mais tempo para detectar os passos dos indocumentados, armas ilegais e drogas.

Mesmo se as forças da Guarda Nacional estiverem localizadas de um lado da fronteira para realizar tarefas como a contrução de caminhos “não verão um efetivo sem que esteja acompanhado de agentes da Patrulha da Fronteira”, ressaltou Garza.

O presidente George W. Bush anunciou em maio um plano de envio de cerca de 6000 soldados da Guarda Nacional ao longo da fronteira com o México, durante dois anos, a fim de ajudar aos agentes locais e federais a deter a imigração ilegal.

O número de efetivos na área de Laredo passará de 37 para cerca de 300 a 600, disse Noriega. Este número representará cerca de 10% do total previsto para a fronteira.