Confira o guia para o Art Basel e suas mostras paralelas

Por Gazeta News

Greater Miami and Beaches art-festivals-612-x-338

O Art Basel Miami Beach (de 3 a 6 de dezembro) acontece durante a Semana de Arte de Miami, que engloba vários eventos de arte de 1º a 6 de dezembro. Trata-se de uma semana lotada de eventos e é impossível ir a todos, por isso, para poder aproveitar o máximo possível, faça um roteiro. O Art Basel, maior feira de arte do mundo, acontece no início de dezembro e atrai os maiores colecionadores, curadores e galerias de todo o mundo. O festival foi criado em 1970, em Basel, na Suíça.

A colunista do GAZETA Carmem Gusmão aconselha: seu plano deve constar o Art Basel no Convention Center, duas feiras satélites e Wynwood. “Mais que isso é impossível”, disse a artista, que tem experiência no assunto. Os ingressos podem ser comprados online no site  www.artbasel.com. Existe também um sistema de transporte público, desenhado exclusivamente para essa época, porque é muito difícil estacionar nas proximidades dos eventos. Quando entrar no site para comprar seu ingresso, faça um download do mapa para saber onde há  transporte gratuito de uma mostra para outra.

Veja o roteiro para a Semana de Arte de Miami O Art Basel oficial acontece no Miami Convention Center e se divide em vários setores:

GALLERIES. Essa é a parte maior, com mais de 200 galerias, inclusive cerca de 30 brasileiras, e outras da América do Norte, América latina, Europa, África e Ásia. Aqui, você vai se deparar com trabalhos extraordinários de mais de 4 mil artistas, renomados, desejados, criticados e, absolutamente, surpreendentes. NOVA. Nesse setor, galerias renomadas apresentam um, dois ou três artistas. Esses artistas apresentam trabalhos produzidos nos últimos três anos e que nunca foram exibidos publicamente. POSITIONS. Esse espaço foi criado para que renomados curadores possam apresentar artistas da nova geração, geralmente envolvidos em grandes projetos. EDITIONS. Aqui, você vai se deparar com os trabalhos dos melhores editores de arte, livros, matérias-primas construídas por artistas ou sobre artistas, edições raras e limitadas. KABINETT. Nesse espaço, obras de alguns artistas designados pelas galerias participantes, fazem shows temáticos, históricos e ou educativos. PUBLIC. Aqui, são apresentadas esculturas imensas ao ar livre e performances. Esse evento ocorre fora do Convention Center, fica no Collins Park (2100Collins Ave), perto da praia e tem a colaboração do Bass Museum of Art. FILM. Nesse setor, acontece um programa dinâmico de filmes de arte, de artistas ou sobre artistas. SURVEY. Mostras coletivas ou individuais com temas específicos e de determinadas fases da história da arte. MAGAZINES. Como o próprio nome diz, aqui você encontra publicações do mundo inteiro de revistas especializadas em arte.

Eventos paralelos ao Art Basel • No Pérez Art Museum, destaque para Australian Aboriginal Abstract Painting na mostra intitulada “No Boundaries” e o trabalho de Sheela Gowda no projeto Galeria.

• O Institute of Contemporary Art, localizado no coração do Design District, Moore Bulding vai sediar uma provocativa mostra individual com vídeo e performance do artista Alex Bag. • “Margin of Error” e “Philodendron Pan Latin Exotic to American Modern” tendo como palco o Frost Art Museum, na FIU. Fique de olho no calendário do Lowe Art Museum, MDC Museum of Art & Design, Jewish Museum of Florida e Viscaya Museum & Gardens. • O Design Miami irá mostrar galerias especializadas em design do século 20 e 21, com especial destaque para Marguilles Collection, La Cruz Collection e Rubbel Family Collection. • As feiras paralelas que colorem o Midtown durante a primeira semana de dezembro são destino obrigatório, principalmente para aqueles que buscam arte de qualidade com preços acessíveis. Destaque para Spectrum Miami, onde se encontram artistas do mundo inteiro e muitos brasileiros. Algumas galerias: PulseMiami, NADA, Art Untitled, Scope, Aqua, Red Dot Art Fair, Select e Art Miami. Fique atento, pois instalações e performances acontecerão todas as noites em South Beach, Midtown e Wynwood. Uma decisão inteligente é adquirir o Museum Mile Cultural Pass, que inclui descontos e entradas para o Bass Museum of Art, the Wolfsonian, The Jewish Museum of Florida, The World Erotic Art Museun, além de descontos que variam de 15 a 20% em mais de 20 restaurantes.