Hackers roubaram $1 bilhão de dólares de bancos de 30 países

Por Gazeta News

Desde 2013, um grupo de hackers roubou cerca de um bilhão de dólares de uma centena de bancos ao redor do mundo. A denúncia foi feita pela Kaspersky, empresa de segurança virtual russa, contratada para investigar o crime.

Segundo o “NY Times”, constatou-se que computadores internos de bancos, que eram usados por funcionários para transferências diárias e outros serviços, foram atingidos por um malware. O software ficou escondido durante meses enviando informações de rotina dos funcionários, fotos e vídeos para os criminosos que estão na Rússia, China e na Europa. Com os dados em mãos, eles efetuavam não só a “distribuição” de dinheiro no caixa eletrônico, como a transferência de milhões de dólares em contas fictícias de bancos de países como Rússia, Japão, Suíça, EUA e Holanda.

Em um relatório, o Kaspersky Lab informa que o alcance do ataque chegou a mais de 100 bancos e instituições financeiras de 30 países, um dos maiores roubos a banco da história. Os locais com maior número de ataques foram Rússia e EUA, seguidos por China, Ucrânia e Alemanha. O Brasil está entre os países com baixo número de ataques, mas foi o único da América Latina a ser atacado. A Kaspersky estima entre $300 milhões e $1 bilhão de dólares foram roubados – o valor, no entanto, pode ser ainda superior. Fonte: Canaltech e revista Exame.