Havana tem vários pontos da cidade inundados.

Por Gazeta Admininstrator

A chuva torrencial ocorrida nesta terça-feira(23) em Havana, chegou a atingir 120 milímetros em 2 horas ininterruptas, cobrindo vários bairros e levando muitas famílias a abandonarem suas residências devido a falta de segurança.

Em decorrência dessa forte chuva alguns desabamentos parciais e queda de energia foram registrados durante todo o dia.

A inundação, que deixou motoristas presos em seus veículos em avenidas e ruas alagadas, afetou principalmente os bairros de Marianao, Playa Baracoa, Havana, Vieja, Cerro e Arroyo Naranjo, informaram autoridades da Assembléia Provincial do Poder Popular.

"Tivemos que subir todos os móveis, o refrigerador, mas muita gente do bairro teve grandes prejuízos, os colchões molharam, tudo molhou. Nós terminamos de tirar a água na madrugada desta quarta-feira e dizem que uma garota morreu atingida por um raio", disse Nelsy, uma trabalhadora doméstica do bairro de Marianao, um dos mais afetados.

A rua Línea e a avenida Malecón, fundamentais para a fluidez do trânsito e que ligam regiões da capital, ficaram inteiramente alagadas.

Nesta quarta-feira, equipes trabalhavam intensamente na extração da água dessas regiões para restabelecer o tráfego.

Como conseqüência das chuvas, quase todas as unidades e comandos do corpo de bombeiros trabalharão nas tarefas de apoio e na retirada de pessoas de zonas onde a água subiu mais de um metro de altura.

Autoridades avaliam as perdas e danos, enquanto o país inteiro se prepara para enfrentar no dia 1º de junho a nova temporada de ciclones, que os especialistas prognosticaram como ativos.