Hillary Clinton acumula recorde de fundos para sua reeleição

Por Gazeta Admininstrator

A senadora democrata Hillary Clinton encabeça a lista de arrecadação de fundos para as eleições parlamentares de 2006, o que fez com que os republicanos lançassem uma campanha sob o lema "Stop her now" (Parem-na agora).

Só nos três primeiros meses deste ano, a ex-primeira-dama arrecadou cerca de quatro milhões de dólares em conceito de contribuições, o que lhe permite acumular no banco uma soma próxima a nove milhões de dólares, informou nesta terça-feira o jornal The New York Times.

Embora ela insista em dizer que seu objetivo é conseguir a reeleição no próximo ano, os republicanos acham que suas aspirações vão além e estão convencidos de que sua meta é voltar a Casa Branca em 2008.

Para impedir isso, os estrategistas do Partido Republicano em Nova York iniciaram a campanha "Parem-na agora", com a qual pretendem arrecadar fundos para fazer anúncios contra Hillary.

Os promotores desta iniciativa estão convencidos de que será fácil conseguir dinheiro para frear as aspirações presidenciais ante a animadversão que a senadora democrata provoca nos republicanos.

A intenção dos republicanos é deter o crescente aumento de popularidade de Hillary até que decidam quem competirá com ela nas urnas.

Até agora, os republicanos carecem de um candidato forte para enfrentá-la em 2006.

Dois dos potenciais rivais com mais peso já desprezaram a possibilidade de aspirar a uma cadeira na Câmara Alta. Trata-se do ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, e do governador da cidade, George Pataki.

Nas apostas, figura o nome do advogado Edward Cox, o genro do falecido presidente Richard Nixon, embora as enquetes o situem muito embaixo de Clinton em termos de apoio popular.