Hillary e Trump vencem na Flórida; Rubio desiste

Por Gazeta News

hillary trump

Em um dia fundamental para os candidatos a suceder Barack Obama na Casa Branca, o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton consolidaram vantagem diante dos adversários. Trump venceu em três estados e Hillary, em quatro.

Esta foi mais uma Super-Tuesday - dia de maratona eleitoral para a disputa à Casa Branca, - foram determinados cerca de 15% dos delegados necessários para obter a nomeação nos partidos Republicano e Democrata.

As votações ocorreram em cinco estados: Flórida (onde Hillary venceu com 64% dos votos e Trump com 46%), Ohio (Hillary com 57% e o republicano John Kasich com 47%), Illinois (Trump com 39%, e Hillary com 50%), Carolina do Norte (Trump com 40% e Hillary com 55%) e Missouri (Trump com 41% e ainda sem vencedor do lado democrata, com Hillary com 49,6% dos votos e Sanders com 49,4%). Enfraquecido, o senador Marco Rubio desistiu da disputa republicana.

Na Flórida, Trump e Hillary tiveram vitórias com margens consideráveis sobre os rivais Marco Rubio e Bernie Sanders. Com 99 delegados em jogo para os republicanos no estado, Trump angariou todos para sua contagem — parte do sistema "vencedor leva tudo" no estado. Do lado democrata, uma alocação proporcional distribui 246 delegados de acordo com o desempenho de cada pré-candidato.

O candidato republicano John Kasich venceu em Ohio, estado que governa. Com isso ele levou 66 delegados.

Na Carolina do Norte, Trump acabou projetado como vencedor sobre o senador Ted Cruz, atualmente o único pré-candidato próximo em número de delegados na disputa total. O estado tem 72 delegados republicanos em jogo, mas com distribuição proporcional. Do lado democrata, Hillary foi projetada vitoriosa sobre Sanders, levando uma fatia maior dos 121 delegados.

Rubio desiste

Com a derrota na Flórida, Rubio ficou sem saída política após fracos desempenhos na briga republicana. Perdendo seu estado natal, o senador acabou ainda mais longe de Trump e de Cruz. Ele elogiou a vitória de Trump em seu discurso, mas atacou a postura do magnata dentro do sistema político antes de abandonar a corrida.

"O país foi atingido por uma tsunami política. Deveríamos ter previsto isso. O povo está muito preocupado com o futuro de nosso país", disse Rubio em seu discurso.

Kasich parabenizou Rubio, chamando-o de "uma voz poderosa para o futuro do partido". Cruz disse que o colega senador "inspira milhões", e, em discurso, disse que seus apoiadores "são bem-vindos".