Hillary obtém sua primeira vitória nas prévias

Por Gazeta Admininstrator

A senadora democrata Hillary Clinton obteve sua primeira vitória na corrida pela Casa Branca, ao derrotar Barack Obama nas primárias de New Hampshire, enquanto o senador republicano John McCain foi o vencedor entre os republicanos.

Contrariando a maioria das pesquisas eleitorais --que apontava o senador Obama, 46, como favorito na disputa-- Hillary venceu com 39% dos votos, contra 36% de seu principal adversário. Em terceiro lugar, ficou John Edwards, com 17% da preferência dos eleitores.

Hillary, que esteve a ponto de chorar durante um evento eleitoral na segunda-feira (7), pode enfrentar agora com mais tranqüilidade as próximas etapas, começando por Nevada, no dia 19, e sobretudo a "superterça-feira" de 5 de fevereiro, quando 22 Estados celebrarão suas primárias, incluindo alguns dos mais importantes do país, como Califórnia e Nova York.

"Não presto atenção quando dizem que estou no topo ou quando dizem que estou embaixo", declarou Hillary, 60, à rede de TV americana CNN, em referência às pesquisas prévias.

"Realmente acreditei que havia possibilidade de ganhar. Ninguém acreditava, mas eu sim".

Após a vitória, ela agradeceu a New Hampshire. "Durante uma semana ouvi vocês e encontrei minha própria voz", afirmou ela. "Senti que todos falávamos com nossos corações. Agora, juntos, demos aos EUA a recuperação que New Hampshire acaba de dar a mim".

Apesar da derrota, Obama mostrou que seu ânimo continua o mesmo. "Ainda tenho energia e estou pronto para seguir adiante", afirmou ele, depois de reconhecer a vitória de Hillary.

Com o resultado em New Hampshire, a campanha de Hillary retoma fôlego, após o revés sofrido na semana passada no "caucus" (assembléia de eleitores) de Iowa (centro).