Hillary sai com 41% para prévia democrata

Por Gazeta Admininstrator

Uma pesquisa nacional publicada pelo jornal The Washington Post neste domingo (21) dá à senadora Hillary Clinton 41% dos votos nas prévias do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2008. Em segundo lugar, com 17%, aparece o senador negro Barack Obama, com discurso um pouco à esquerda de Hillary.

Hillary, que se reelegeu senadora pelo estado de Nova York, em novembro, lançou-se abertamente para a Casa Branca no sábado (20), anunciando em seu site que "está no páreo e é para ganhar". As entrevistas da pesquisa, porém, foram feitas antes do anúncio. Obama entrou na corrida na terça-feira.

O ex-senador John Edwards, que em 2004 era vice-presidente na chapa democrata, apareceu em terceiro com 11%. O ex-vice-presidente Al Gore veio em seguida e tem 10%. O senador de Massachusetts, John Kerry, candidado democrata à Presidência dos EUA em 2004, ficou com 8%.

Giuliani tem 34% nos republicanos

A pesquisa publicada no Washington Post pesquisou também as tendências nas prévias do Partido Republicano, do atual presidente, George W. Bush, que não pode se candidatar a um terceiro mandato, além de estar no ponto mais baixo de sua popularidade. Rudy Giuliani, que tem dado os primeiros passos para sua candidatura presidencial, conta com 34% do apoio dos republicanos, seguido pelo senador de Arizona, John McCain, com 24%.

A pesquisa foi feita com entrevistas coletadas entre 16 e 19 de janeiro e ouviu mil pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

As eleições presidências só acontecerão em 7 de novembro de 2008 e as primárias do partido democrata serão realizadas daqui um ano. A sucessão já se encontra na ordem do dia, devido à impopularidade da administração Bush e à derrota dos republicanos, de proporções surpreendentes, nas eleições parlamentares de meio de mandato, em novembro passado. Mas o quadro em ambos os partidos ainda pode sofrer muitas mudanças.