Hillary vence último debate com 52%, a menor diferença entre os candidatos

Por Gazeta News

reuters-mike-blake-hillary-clinton-donald-trump-debate-site
[caption id="attachment_128044" align="alignleft" width="300"] A vantagem da candidata democrata diminuiu em comparação com os debates anteriores. Foto: Mike Blanke Reuters.[/caption]

Hillary Clinton venceu com 52% enquanto Donald Trump obteve 39%, no terceiro e último debate realizado na noite de quarta-feira, 19, segundo pesquisa feita pela CNN.

Porém, a vantagem da candidata democrata diminuiu em comparação com os debates anteriores. A diferença foi de apenas 13 pontos, a menor entre os três embates, de acordo com a pesquisa.

Depois do primeiro, realizado no dia 26 de setembro, 62% optaram por Hillary e 27% por Trump (uma diferença de 35 pontos), enquanto no segundo, no dia 9 deste mês, a margem baixou para 23 pontos (57% a 34%) em favor da democrata.

Esse último debate se concentrou mais em propostas do que em personalidades, pela primeira vez, mas mesmo assim os dois postulantes se atacaram.

Entre os que assistiam ao último debate, 50% responderam que Hillary Clinton pode administrar melhor a economia (48% Trump), enquanto 49% disseram que o magnata nova-iorquino administrará melhor a imigração.

O principal destaque do terceiro e último debate da eleição norte-americana foi a revelação de Trump em não se comprometer a aceitar o resultado da eleição presidencial de 8 de novembro, caso perca. Sua recusa foi definida pela rival democrata Hillary Clinton como apavorante.

Além de reclamações de que o pleito está sendo fraudado contra ele, Trump, de 70 anos, usou uma palavra em inglês para se referir a Hillary que pode ser entendida como "nojenta" ou como "desagradável", e acusou a campanha da democrata de orquestrar uma série de acusações de mulheres que disseram que o empresário fez avanços sexuais indesejados.

Segundo Trump, a Fundação Clinton é um empreendimento criminoso e que, como resultado, ela não deveria ter tido permissão de concorrer à Presidência.

Hillary, de 68 anos, disse que o próprio Trump incita a violência, diminui as mulheres e representa um perigo para os EUA.

Trump prometeu construir um muro na fronteira com o México para impedir a entrada de imigrantes ilegais e disse que fará o país vizinho pagar pela obra, fato que alguns republicanos logo repudiaram.

A ORC realizou a pesquisa para a CNN após o fim do debate, com 547 entrevistados com uma margem de erro de 4%.

Fonte: Reuters.