Hillary vota em NY e pesquisa aponta 90% de chance à democrata

Por Gazeta News

[caption id="attachment_128044" align="alignleft" width="263"] Foto: Reuters[/caption]

Atualizado às 12:28 pm.

A candidata democrata Hillary Clinton votou no início da manhã desta terça-feira, 8, em Chappaqua, NY, acompanhada pelo marido e ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Já o candidato republicano, Donald Trump, votou no final da manhã também em Nova York ao lado de sua mulher, Melania Trump.

De acordo com o Pew Research Center (PRC), mais de 225 milhões de americanos estão aptos para votar e, neste ano, a participação dos latinos será recorde.

Uma pesquisa do Projeto Estados da Nação, da Reuters/Ipsos, na segunda-feira, 7, apontou que a candidata democrata tem 90% de ganhar.

A projeção dos 90% de chances de vitória de Hillary, segundo a Reuters, indica que ela estava a caminho de obter 303 votos no Colégio Eleitoral, ante os 235 de Trump, chegando aos 270 necessários para a vitória.

Segundo a avaliação, qualquer virada de Trump depende de uma improvável combinação de reviravoltas de eleitores brancos, negros e hispânicos em seis ou sete Estados. As duas campanhas concentraram suas últimas horas em estados que não são tradicionalmente fieis a um partido específico, os “swing estates”, onde a predominância democrata ou republicana varia a cada eleição. Em uma série de pesquisas divulgadas na segunda, Hillary Clinton lidera as intenções de voto. O site Real Clear Politics lista oito pesquisas onde os eleitores não consideraram outros candidatos além dos dois, e Trump aparece na frente em apenas uma, do LA Times/USC Tracking, com vantagem de 5 pontos. Nas outras sete, Hillary lidera por uma margem que vai de 1 ponto (IBD/TIPP Tracking) a 7 pontos (NBC News/SM). CBS News, Fox News dão a ela 4 pontos de vantagem, Bloomberg e ABC/Washington Post apontam 3 e Monmouth 6. As chances de Trump estão em sua performance na Flórida, Michigan, Carolina do Norte e Ohio, que tinham a disputa ainda muita acirrada para que se pudesse prever uma definição no domingo, quando a pesquisa foi encerrada, e na Pensilvânia, onde Hillary tem uma pequena vantagem de 3 pontos percentuais. Para que Trump vença, ele precisa vencer na maioria desses Estados. Votação

Os dois candidatos a presidente Hillary Clinton e Donald Trump votam em Nova York.

Os horários de votação variam muito entre os 50 estados americanos, já que seguem seis fusos diferentes. Dez estados são os primeiros a abrir suas seções, às 6h ou 6h30.

Como a votação acontece em um dia da semana, os postos eleitorais ficam abertos por um período bem maior do que no Brasil.

Em Nova York, por exemplo, abrem às 6h e recebem eleitores até as 21 horas.

Fonte: Reuters.