Hino dos EUA em espanhol é apresentado em Manhattan.

Por Gazeta Admininstrator

"Nosso Hino", a polêmica versão do hino nacional norte-americano em espanhol, foi apresentado em público pela primeira vez nesta terça-feira(30) em Ellis Island, pequena ilha ao lado de Manhattan que serviu de porta de entrada para 20 milhões de imigrantes até meados do século 20.

"Ao mesmo tempo em que visitaremos Ellis Island para ver as contribuições dos imigrantes latinos para os Estados Unidos, a semana do "Memorial Day" nos parece um momento especial para lembrar as pessoas a respeito da história dos latinos que serviram ao Exército americano", disse em um comunicado Adam Kidron, presidente da empresa que edita o hino.

O "Memorial Day", comemorado nesta segunda-feira (29), é o dia em que são lembrados os norte-americanos que perderam suas vidas em guerras.

"Com o Exército recrutando em espanhol, nos parece contraditório que os hispânicos possam servir sob nossa bandeira enquanto não cantam sobre ela", acrescentou o representante da Urban Box Office.

"Nosso Hino" é o título da versão espanhola do "The Star-Spangled Banner" ("A bandeira cheia de estrelas", em tradução livre), e faz parte do disco "Somos Americanos", uma coletânea de canções sobre os hispânicos nos EUA.

Em pleno debate sobre o status dos imigrantes irregulares, a música criou uma polêmica que envolveu até mesmo o presidente dos EUA, George W.Bush. O presidente norte-americano disse que "as pessoas que querem ser cidadãs deste país deveriam aprender inglês e a cantar o hino nacional em inglês".

Gravada em Nova York, Miami, Los Angeles, Porto Rico, Cidade do México e Madri, a canção conta com a participação de Gloria Trevi, Wyclef Jean, Tito "El Bambino" e Frank Reyes, entre outros.