Hino Nacional poderá ser obrigatório nas escolas do Rio de Janeiro.

Por Gazeta Admininstrator

Um projeto de lei aprovado na última quarta-feira (26) pelos deputados do Rio de Janeiro tem em vista a obrigatoriedade da realização em todas as escolas públicas e particulares do Estado de "cerimônias cívicas". Nelas seria executado o Hino Nacional e feito o hasteamento de bandeiras. Esse ato deverá ser repetido todas as segundas e sextas-feiras.

Segundo o texto do projeto, as escolas devem realizar as cerimônias duas vezes ao dia, no período matutino e vespertino, e hastear as bandeiras nacional, do Estado do Rio e do município.

Para a deputada Alice Tamborindeguy (PSDB), autora do texto, a intenção é incentivar o patriotismo "Acho que o brasileiro não valoriza, como deveria, os seus símbolos. É importante que os alunos cantem o hino nacional e hasteiem a bandeira. Falta patriotismo e esta medida é importante para educarmos nossas crianças com estes valores."

Para começar a ser executado o projeto ainda dever ser aprovado pela governadora do Rio, Rosinha Garotinho. Em caso de veto, ele será encaminhado para ser analisado pela Alerj (Assembléia Legislativa do Rio).

Atualmente, a lei em vigor, de dezembro de 1996, deixa a critério das escolas o dia da semana em que haverá o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional durante o ano letivo.