Hipoteca Revertida: Como isso realmente funciona? - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

SaudeFinanceira

Na última edição, falamos sobre aposentadoria e a necessidade de muitas vezes termos que auxiliar nossos pais nesta época de transição. Mencionei o “Reverse Mortgage” como uma das opções de se assessorar a aposentadoria. Recebi tantos e-mails com dúvidas sobre este assunto, que resolvi explicar direitinho o que é o “Reverse Mortgage”.

Este programa foi criado há mais de 20 anos e é um empréstimo disponível para pessoas maiores de 62 anos que possuam uma propriedade que tenha “equity”.

“Reverse Mortgages” são assegurados pelo governo e funcionam desta maneira:

Em uma hipoteca convencional, a pessoa paga uma prestação mensal e, à medida que vai pagando, o “ equity” da casa aumenta e a dívida diminui. No “ reverse mortgage”, o proprietário não precisa mais fazer pagamentos mensais (no entanto, ele tem esta opção se assim o desejar) e, à medida que não faz mais pagamentos, a dívida aumenta e o “equity” da casa diminui.

Neste tipo de empréstimo, basicamente, o proprietário tem acesso a um percentual do “equity” de sua casa  e pode usar este dinheiro da forma que desejar. Existem várias opções de como receber o dinheiro disponível, uma das mais usadas é chamada de linha de crédito. Na linha de crédito em um RM, a pessoa faz retiradas à medida que necessita e aquele valor vai sendo acrescentado ao seu saldo geral, que sofre juros com o passar dos anos. Mas existe também a retirada total do valor desejado, ou a opção de se receber um cheque mensalmente por toda a vida.

Este empréstimo tem que ser pago somente no caso do proprietário vender a casa, ou no caso de morte.

Este tipo de empréstimo  tem auxiliado muitos idosos em tempo de se aposentarem e quererem manter o mesmo padrão de vida da época em que trabalhavam.

Um dos maiores pontos negativos deste programa é o fato de que, uma vez que a “equity” da casa irá diminuir com o passar dos anos, o valor para os herdeiros no futuro também será menor. No entanto, um dos maiores pontos positivos deste programa é que auxilia o idoso a ter uma qualidade de vida melhor.

EXISTEM ALGUNS CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS:

· O proprietário tem que ter, no mínimo, 62 anos de idade;

· A propriedade tem que ser a residência principal;

· A propriedade tem que ser aprovada pelo HUD (Housing & Urban Development);

· Antes de tomar qualquer decisão, o proprietário tem que passar por uma sessão de aconselhamento com um Reverse Mortgage Counselor.

Se você precisa de maiores explicações, mande um email. Eu também sou conselheira de “Reverse Mortgages”, aprovada pelo HUD.

Se bem utilizado, este programa pode ser extremamente útil para pessoas idosas obterem sua independência financeira.

Perguntas? Envie sua dúvida por email para claudia@debthelper.com. Visite também nosso website www.Debthelper.com