Histerectomia: Revolução da Cirurgia pela Robótica DaVinci - Viver Bem

Por Gazeta News

image

Até pouco tempo, as cirurgias para a maioria das condições ginecológicas eram realizadas utilizando uma grande incisão abdominal, por cabos longos e instrumentos rígidos. Graças à tecnologia, hoje já é possível realizar essas cirurgias complexas e delicadas, por um sistema robótico minimamente invasivo, destinado a ultrapassar os limites da cirurgia aberta e laparoscópica tradicional: a Cirurgia Robótica DaVinci. E um dos procedimentos cirúrgicos mais beneficiados pela Cirurgia Robótica DaVinci foi a Histerectomia. A Histerectomia é a remoção do útero que pode ser combinada ou não, com a remoção das trompas de falópio e, um ovário, ou ambos. Pode ser classificada como:

Histerectomia Total - é a operação mais comum e indica a remoção do útero e colo do útero (essa é a parte mais baixa do útero e os contatos na parte inferior da vagina). Histerectomia Parcial - indica a remoção do corpo do útero. Histerectomia Radical - envolve a remoção do útero, colo do útero, uma pequena porção da parte superior da vagina e alguns dos tecidos conjuntivos (tecidos que servem como uma união entre os órgãos) da pelve, sendo esta realizada somente em casos de câncer cervical.

Apesar de parecer como um procedimento cirúrgico aplicado para casos raros, a Histerectomia é uma das cirurgias ginecológicas mais comuns e quase sempre necessária para casos de câncer cervical ou câncer do colo do útero e especialmente recomendada em casos de câncer de ovário. No entanto, muitas Histerectomias são realizadas em mulheres sem câncer, com diagnóstico de hemorragia uterina, mioma uterino, endometriose, doenças inflamatórias pélvica e também para mulheres com Prolapso Uterino (descida ou saída parcial/ total do útero através da vagina) nesses casos, a Histerectomia vem reparar o prolapso. Em casos raros, a Histerectomia pode ser necessária após um parto normal ou cesariana, quando há sangramentos ou algum tipo de complicação.

A Histerectomia não afeta a vida sexual da mulher. Pelo contrário, nos casos em que a mulher sofreu por períodos pesados, de sangramentos intensos e prolongados ou dor durante o ato sexual, a cirurgia vem proporcionar uma melhora significativa na vida sexual dessas mulheres, sendo possível retomar a vida sexual ativa num período de seis semanas.

Se o seu médico lhe recomenda uma Histerectomia para tratar qualquer que seja a enfermidade, você pode ser uma candidata para a Histerectomia por Robótica DaVinci. O sistema DaVinci permite ao médico realizar uma cirurgia minimamente invasiva, mesmo em condições complexas - com maior visão, precisão, destreza e controle. A cirurgia pelo sistema DaVinci oferece a muitas mulheres, benefícios potenciais sobre a cirurgia tradicional, incluindo: menos dor no pós-operatório, melhor resposta do sistema imunológico, recuperação relativamente rápida, menor incidência de infecções e hérnias incisionais, cicatrizes operatórias pouco visíveis ou praticamente invisível no caso de histerectomia vaginal.

A Robótica DaVinci, surgiu como uma revolução na arte de realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade; com tecnologia 3D, visão de alta definição e braços robóticos delicados que proporcionam aos médicos uma cirurgia de alta precisão, muito além dos limites da mão humana, superando os desafios da cirurgia aberta e laparoscópica tradicional e mudando a experiência de mulheres que são submetidas a Histerectomia no mundo inteiro.

Dr. Jabal Uffelman é Ginecologista/Obstetra, especializado em Procedimentos Estéticos, Médico e Coordenador do Transform Institute e Woman’s Care de Fort Lauderdale. Visite e “LIKE” www.facebook.com/DrJabalUffelman. Site: www.DrUffelman.com