Hitória das Copas do Mundo (1958) - Futebol

Por Mano Thiago

1958

O mundial de futebol de 1954 foi realizado na Suíça.

Em 1954 a Copa do Mundo estava de volta à Europa, quase uma década após o fim da Segunda Guerra; e pela segunda vez consecutiva, a melhor seleção perdia a final.

Vitórias e estrelas tornavam a Hungria imbatível. A fama era justificada pela eficiência do ataque. Pelas quartas-de-final, os húngaros emplacaram 2 a 0 no Brasil em sete minutos, o jogo ficou conhecido como "A Batalha de Berna" devido à violência.

Mesmo com todo o favoritismo da Hungria os campeões foram os alemães ocidentais, que usaram uma estratégia ousada para ganhar a Copa. Para evitar o confronto com os atuais campeões e vice (Uruguai e Brasil), os alemães utilizaram uma equipe reserva na goleada histórica para os húngaros por 8 a 3.

A competitiva seleção alemã, que tinha pára-quedista da Segunda Guerra, foi acusada de jogar a final dopada. Ferenc Puskas, melhor jogador da Copa de 54 e campeão olímpico em 52, fugiu da Hungria devido depois da invasão das tropas russas em seu país. Puskas naturalizou-se espanhol e foi um dos craques da 'Fúria' em 58.