Home Sweet Home - Show de Bola

Por César Augusto

Arena_Pantanal_(2014)-2

Jogar em casa sempre foi considerada uma grande vantagem. A torcida apoiando, o campo conhecido, os atalhos… Mas a impressão que eu tenho é que aos poucos “jogar em casa” vai se transformando em problema. Começou, já há algum tempo, com as pré-temporadas no “interior”. Os times de São Paulo, por exemplo, iam para Atibaia. Se escondiam da torcida em locais de difícil acesso e treinos fechados. Esse ano, parte da pré-temporada do Fluminense foi aqui na Flórida. Claro, o time deve ter feito um dinheirinho com isso, mas como preparação, considerando a parte técnica, os objetivos de resultados no ano… Não sei o quanto é válido.

Agora, o estádio, a casa, virou dor de cabeça. Pode ser só uma dorzinha, ou uma enxaqueca. Um estádio que “não é de ninguém” e acabou se transformando em um mega problema/escâncalo é a Arena Pantanal. Ela foi construída para a Copa. Convenhamos, não existe um grande time em Cuiabá que justifique uma casa desse porte. Bom, pouco mais de seis meses após a Copa do Mundo, a Arena Pantanal, que custou R$ 570,1 milhões (o equivalente hoje a aproximadamemte $200 milhões de dólares) aos cofres públicos, foi interditada para obras de reparo. Foram constatadas irregularidades. O estádio que sediou quatro jogos da Copa não tem condições de receber qualquer tipo de evento.

Tenho criticado muito o Brasil em algumas colunas aqui, mas é porque eu adoro meu país e escâncalos como esse me entristecem. Fico pensando se é só lá que acontece essas coisas. Agora vamos falar de estádio que tem time, mas continua sendo um problema. O novo estádio do Palmeiras. Ainda não fui a São Paulo depois de ter ficado pronto, mas dizem que é a mais bela arena de todas essas novas que fizeram no Brasil.

Aí tem o primeiro clássico no estádio novo. O adversário do Palmeiras é o arquirrival, o Corinthians. Tudo pronto para uma festa verde. Esqueceram de avisar o Corinthians. O Palmeiras, o dono da casa, perdeu. O resultado até que não foi tão vexatório, só 1x0, mas perdeu. Acho que estão levando aquela história de “Mi casa, su casa” muito a sério. O que deveria ser uma vantagem, acaba virando um pesadelo. A torcida não apoia, vaia. Os torcedores criticam, xingam,  e o anfitrião... se desespera. Pode não ter sido tão grave assim, os campeonatos regionais estão só começando, mas perdeu.

Como mudar isso? Os times precisam jogar “mais ligados” em casa, mas eu acho que a torcida pode ajudar. O torcedor precisa se preocupar um pouco menos com o resultado e mais com o espetáculo. Tem que torcer para seu time, gritar, incentivar. Não interessa se o time está sendo goleado, precisa transformar aquele lugar em um caldeirão. O torcedor precisa fazer as “honras da casa”. Sabe quando isso vai acontecer? Nunca. Enquanto o nunca não chega, o time da casa se comporta como o cachorrinho que fica latindo na porta, pedindo para ir lá fora fazer xixi e se sentir mais aliviado.