Trump e Hillary: disputa acirrada na reta final
Hillary Clinton e Donald Trump estão a apenas dois meses das eleições e a disputa final se concentra nos estados decisivos.
Os dois candidatos estiveram em Ohio na segunda, 5, estado de suma importância na decisão eleitoral americana, e, embora não tenham se cruzado, os aviões chegaram a ficar lado a lado na pista de Cleveland, num determinado momento.
Em uma nova pesquisa divulgada nesta terça, dia 6, pela CNN / ORC, entre os prováveis eleitores, Trump lidera com 45% de apoio, enquanto Clinton tem 43%. Este número está dentro da margem de erro. O candidato libertário Gary Johnson teve o apoio de 7% e candidato do Partido Verde Jill Stein tinha 2%.
Já com os eleitores registrados, a disputa permanece acirrada. Clinton detém 44% de apoio, enquanto Trump conta com 41%, Johnson 9% e Stein tem 3%.
A pesquisa, realizada por telefone com 886 eleitores inscritos, tem uma margem de erro de mais ou menos 3,5 pontos e incluiu também 786 prováveis eleitores.
O sistema eleitoral nos EUA considera os votos de um colégio eleitoral, com representantes de todos os estados americanos. A polarização entre dois principais partidos faz com que existam no país estados tradicionalmente democratas e outros republicanos. Nos chamados "estados indecisos" ou "estados disputados" o resultado é imprevisível e são neles que os dois candidatos concentram a campanha na reta final.
Prazo de registro para votar este ano vai até o dia 11 de outubro Cidadãos americanos com 18 anos completos até o dia 8 de novembro, que residam nos Estados Unidos, que não sejam mentalmente incapazes e não tenham sido condenados por algum crime poderão votar nas eleições presidenciais. No entanto, o eleitor deve estar devidamente registrado.Para isso, um formulário disponível no site https://vote.usa.gov/ deve ser baixado e respondido com todos os dados pessoais e enviado para o The Florida Division of Elections, no endereço: Room 316, R.A. Gray Building, 500 South Bronough Street, Tallahassee, Florida 32399-0250.
Se a pessoa nunca votou, deve enviar junto ao formulário, comprovante de residência. Na Flórida, o registro deve ser feito com até 29 dias de antecedência à eleição, marcada para 8 de novembro. Para mais informações, acesse: Vote.usa.gov
Fonte: USA Today