Homem perde 4 dentes com explosão de cigarro eletrônico

Por Gazeta News

article-ecigarette-MATT YAMASHITA HAWAII NEWS

Um homem sofreu graves ferimentos e perdeu quatro dentes após um cigarro eletrônico explodir em sua boca.

O caso aconteceu na semana passada em Oahu, uma ilha pertencente ao Havaí, no Pacífico Central. Matt Yamashita, de 25 anos, havia tirado seu primeiro sopro do cigarro eletrônico no domingo, quando o objeto explodiu em seu rosto.

Segundo informações da imprensa local, o jovem sofreu queimaduras e precisou de 40 pontos para costurar a boca após o incidente. Ele sofreu queimaduras também nas mãos.

"Minha mão direita estava queimando e ficou preta. Eu só ouvi um barulho alto e vi um flash, então eu comecei a cuspir sangue e fiquei em choque", disse o jovem ao jornal KHNL de Oahu. As partes do cigarro carbonizado foram encontradas espalhadas pelo chão a uma boa distância de onde ele estava.

Yamashita havia mudado do cigarro comum para o eletrônico há cerca de cinco anos.Ele havia comprado o cigarro eletrônico há seis meses pela internet, mas só começou a usá-lo na semana passada e chegou a fumá-lo em duas ocasiões diferentes antes da explosão.

Não foi esclarecido o que levou à explosão. A CoilART Mage, fabricante do cigarro, não se pronunciou sobre o caso. O jovem está considerando a possibilidade de entrar com uma ação judicial contra a empresa. Fatos sobre cigarros e cigarros eletrônicos:
  • Fumar é a principal causa evitável de morte nos Estados Unidos, diz o Centers for Disease Control and Prevention (CDC);
  • Atualmente, cerca de 16% dos adultos nos EUA fumam. Existem muitas estratégias usadas para ajudar a parar com o vício. Um método que ganhou popularidade é o uso de cigarros eletrônicos (e-cigarettes), também conhecidos como "vaping";
  • Os cigarros eletrônicos vêm em várias formas e tamanhos. A maioria tem uma bateria, uma parte de aquecimento e um lugar para conter o líquido. A parte aquece e aerosoliza o líquido, criando um vapor que simula a fumaça do tabaco. O líquido geralmente contém nicotina, o que pode ajudar a diminuir o desejo de cigarros.
  • Entre janeiro de 2009 e dezembro de 2016, foram relatados 195 casos separados de explosão e incêndio envolvendo um cigarro eletrônico nos EUA. Desses, 133 foram graves. A maioria das explosões ocorreu enquanto as baterias do cigarro eletrônico estavam sendo carregadas.
  • Os cigarros eletrônicos não expõem o usuário a muitos dos 7.000 ingredientes tóxicos encontrados na fumaça do cigarro comum que causam muitas das doenças relacionadas ao tabaco. Pelo menos 70 desses ingredientes podem causar câncer.