Homem sob suspeita de planejar atentado em NY é preso

Por Gazeta News

Um homem chamado Jose Pimentel foi preso em Nova York sob a acusação de planejar um atentado a bomba contra membros do governo e militares. A informação foi anunciada pelo jornal New York Times, e detalhada na noite deste domingo pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, e outras autoridades da cidade.

Pimentel seria um americano, morador de Nova York, nativo da República Dominicana e inspirado pela ideologia da jihad islâmica. Segundo a descrição feita pela Polícia, Pimentel, que vinha sendo observado desde maio de 2009 pelas autoridades de Nova York, é um "agente solitário". Ele planejaria montar bombas e detoná-las em alvos públicos de cidades americanas para mostar à população local que uma "guerra santa" estaria em curso no país.

O plano de Pimentel - que pretendia inclusive mudar seu nome para Osama Hussein, em homenagem a Osama bin Laden e Saddam Houssein - seria motivado por sua oposição à presença militar americana no Iraque e no Afeganistão. Ele não pertence a nenhum complô internacional, frisaram diversas vezes as autoridades. Este seria o 14º plano frustrado de atentados em Nova York desde os atentados de 11 de setembro de 2001.