Homem tenta explodir bomba no Dolphin Mall

Por Gazeta News

Um homem foi preso acusado de tentar explodir uma bomba no Dolphin Mall na última sexta-feira, 20. Segundo os agentes antiterroristas do FBI disfarçados que participaram da operação, o homem atuou inspirado por extremistas islâmicos.

Vicente Solano, que atuava sozinho, comunicava-se com um informante disfarçado do FBI e deu pistas às autoridades sobre a sua suposta intenção de realizar um ataque com bombas no centro comercial de Doral.

O FBI já vinha investigando o suspeito e descobriu vídeos pró-islâmicos feitos por ele, o que confirmou a suspeita, disseram autoridades. Mas não há indicação de que ele foi dirigido diretamente por terroristas do ISIS.

No momento da prisão, Solano planejava detonar a WMD – um tipo de bomba “simulada” que ele adquiriu dos próprios agentes secretos do FBI - uma estratégia implantada em ações anteriores de combate ao terrorismo desde o atentado de 11 de setembro de 2001, quando agentes secretos se infiltram em meio a suspeitos e oferecem protótipos falsos da bomba para conseguir prendê-los.

O acusado deverá comparecer no tribunal federal de Miami na segunda-feira, 23.

Antiterrorismo na Flórida

No sul da Flórida, a estratégia do FBI já foi usada nos últimos anos e conseguiu condenações como a de Harlem Suarez, de Key West, que planejava explodir uma bomba em uma praia pública enquanto apoiava uma organização terrorista estrangeira e James Medina, de Hollywood, que tentava bombardear uma sinagoga em Aventura. Suarez, 25, foi condenado à prisão perpétua. Medina, 41, enfrenta uma pena de prisão de 25 anos em sua sentença em novembro.

Com informações do Miami Herald .