Os últimos homens das forças de segurança dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha foram retirados de uma base-chave no sul do Afeganistão, no último dia 27, um dia depois de a coalizão internacional fechar a enorme instalação e entregar seu controle aos militares afegãos.
A retirada de tropas, que aconteceu por meio de aviões e helicópteros, e o fechamento da base na província de Helmand fazem parte de uma das maiores operações no encerramento da missão de combate internacional no Afeganistão, 13 anos após a derrubada do regime islâmico radical do Taliban.
Helmand foi o foco de um aumento de tropas estrangeiras em 2010 para recuperar o controle das mãos do Taliban. No seu auge, a força liderada pela Otan tinha cerca de 140.000 militares de cerca de 50 nações.
Até 1º de janeiro ficarão apenas 12.500 forças estrangeiras no país, sendo 9.800 norte-americanos, para aconselhar e treinar as forças de segurança afegãs, que foram construídas quase a partir do zero nos últimos anos. Com informações da “Reuters”.