Horas depois de premiê anunciar acolhimento a refugiados, Canadá sofre ataque terrorista

Por Gazeta News

terrorismo no canadá RFI
[caption id="attachment_136168" align="alignleft" width="300"] Mesquita foi atacada em Quebec. Foto: RFI[/caption]

Um centro islámico em Quebec, no Canadá, foi atacado por dois homens encapuzados neste domingo, 29, deixando ao menos 8 feridos em estado grave e 6 mortos. O ataque terrorista aconteceu horas depois de o premiê canadense, Justin Trudeau, anunciar que o país vai receber refugiados rejeitados pelos EUA.

"Condenamos esse ataque terrorista contra muçulmanos em um centro de culto e refúgio", disse o primeiro-ministro do Canadá."Muçulmanos canadenses são uma parte importante da nossa nação, e esses atos sem sentido não têm lugar nas nossas comunidades, cidades e país", afirmou.

"Para aqueles que fogem de perseguições, terrorismo e guerra, os canadenses vão recebê-los, independentemente da sua fé. A diversidade é a nossa força #BemVindosaoCanadá", escreveu o primeiro-ministro no Twitter que, desde que foi eleito no final de 2015, supervisionou a chegada de mais de 39 mil refugiados sírios ao país.

Dois suspeitos pelo ataque já foram detidos. Os agressores teriam entrado no Centro Cultural Islâmico de Quebec com capuzes e atirado contra os cerca de 50 fiéis que estavam presentes no local. O motivo ainda não está claro, mas a principal suspeita é de retaliação ao posicionamento do governo sobre a situação dos refugiados oriundos de países islâmicos.

Segundo informou a policía nesta segunda-feira, 30, alguns dos feridos, se encontram em estado grave. As vítimas tinham entre 35 e 70 anos. O tiroteio ocorreu na ala masculina da mesquita. O governador de Quebec, Philippe Couillard, afirmou que o espírito de solidariedade vai permanecer e que todos os moradores da província estão demonstrando horror pelo o que aconteceu.

Com informações da Agência France Press