HSBC anuncia que vai sair do Brasil e cortar 50 mil empregos

Por Gazeta News

O banco britânico HSBC vai encerrar as suas atividades no Brasil e na Turquia. A decisão, anunciada no dia 9, faz parte do plano de reestruturação da instituição financeira, que quer reduzir os seus ativos em 25%, gerando, assim, uma economia de $5 bilhões de dólares e um retorno sobre o patrimônio líquido de mais de 10% até 2017.

O banco também informou que cortará 50 mil postos de trabalho, sendo a metade deles das filiais do Brasil e da Turquia, e a outra metade de outras agências espalhadas pelo mundo. O objetivo da companhia agora é concentrar as atenções em operações na China, Índia e México.

No país, o banco mantém 853 agências, com 21.479 funcionários - alguns deles trabalham no Brasil para outras agências da América Latina. A filial brasileira ainda não informou o total de quantos serão demitidos no país. Entre 2011 e 2014, o banco já havia fechado cerca de 37 mil vagas de trabalho em agências distribuídas pelo mundo.

Em apresentação aos investidores nesta semana, a instituição explicou que a saída do mercado brasileiro ocorre porque, para ser um dos três maiores no país, teria de multiplicar o total de ativos por seis. Outro argumento é que as exportações do Brasil ($225 bilhões de dólares) são comparativamente menores que em outros mercados em que a casa seguirá com as portas abertas, como México ($398 bilhões de dólares), Emirados Árabes Unidos ($373 bilhões de dólares) e Índia ($324 bilhões de dólares). Fonte: Veja.