ICE investiga esquema de casamentos falsos entre chineses e cidadãos americanos

Por Gazeta News

Extratos bancários falsos, fotos encenadas, luas de mel falsas e cerimônias de casamento fraudulentas estão no centro de um suposto esquema para ajudar os cidadãos chineses a obter a residência dos Estados Unidos, de acordo com registros judiciais divulgados no dia 9 em Los Angeles. "Fraude em casamentos constituem uma grave ameaça para a integridade do sistema de imigração, minando programas projetados para permitir que os cidadãos estrangeiros venham para os Estados Unidos de uma forma ordenada", disse a procuradora federal Eileen M. Decker. Promotores prenderam, no dia 9, Jason Shiao, de 65 anos, também conhecido como "Jason Zheng" e sua filha Lynn Leung, de 43 anos, sob a acusação de fraude de imigração. Eles enfrentam cinco anos de prisão se condenados. Uma terceira pessoa, Shannon Mendonza, de 48 anos, ainda está sendo procurada. Posando como advogados de imigração, a dupla de pai e filha colocou anúncios em jornais de língua chinesa. Por uma taxa de $50 mil dólares, a dupla de Pasadena, na Califórnia, prometeu obter um visto e estatus legal para os cidadãos chineses através de casamentos com cidadãos norte-americanos, segundo o US Immigration and Customs Enforcement. "Esquemas assim não só prejudicam a integridade do sistema de imigração legal da nossa nação, como também representam uma vulnerabilidade de segurança e, potencialmente, podem roubar o benefício daqueles que realmente merecem", disse Claude Arnold, agente especial responsável pelas investigações do ICE em Los Angeles.

Arnold diz que os "casais" elaboraram o casamento até com fotos de viagens à Nova Zelândia e Las Vegas para fingir que se tratava da lua de mel. Fotos adicionais foram feitas em lojas de noivas, igrejas e fotos do casamento em parques próximos. As fotografias, juntamente com extratos bancários falsos, contas de serviços públicos e contratos de aluguel, foram então mostradas para funcionários durante a sua entrevista de imigração. A dupla inclusive ensinava como os “casais” deveriam se portar em uma entrevista. Autoridades dizem que o time de pai e filha arranjou 70 casamentos falsos durante a última década, faturando mais de $3,5 milhões de dólares. A dupla oferecia a americanos dispostos a participar na fraude $10 mil dólares, mas muitas vezes eles não recebiam o valor total. Investigadores receberam uma denúncia de uma fonte anônima há três anos sobre a suposta fraude de visto. Shiao e sua filha têm dupla cidadania, como passaportes da China e da Austrália. Até agora, 23 cidadãos norte-americanos admitiram ser uma parte do esquema. Os registos judiciais sugerem que em nenhum caso os casais vivem juntos ou tenham consumado o casamento.

O caso é resultado de três anos de investigações à paisana, realizado pelo Los Angeles Document and Benefit Fraud Task Force, que inclui o ICE, Homeland Security Investigations (HSI), Serviços de Segurança Diplomática do U.S. Department of State, U.S. Citizen and Immigration Services (USCIS). Fonte: ICE.