Descoberta rede de tráfico sexual

Por Gazeta News

ICE trafico humano

O US Immigration and Customs Enforcement (ICE) prendeu 29 pessoas em 13 cidades e oito estados no dia 29 por tráfico sexual de pessoas, em especial mulheres do México e da América Central que eram trazidas para os Estados Unidos com a finalidade de trabalhar em bordéis.

A operação, chamada de “Safe Haven”, tinha como alvo uma rede de bordéis. Além disso, o Homeland Security Investigations identificou 15 potenciais vítimas de bordéis em estados do sudeste americano. A investigação também contou com a parceria de outras agências como o Department of Homeland Security (DHS), Joint Task Force Investigations (JTF – I), ICE Enforcement and Removal Operations (ERO), US Customs and Border Protection (CBP), Federal Emergancy Management Administration e várias agências locais e estaduais.

As prisões são o resultado de uma operação de 15 meses que começou em julho de 2014 por agentes do HSI Savannah em Moultrie (Georgia), que identificou uma organização que coordenava o movimento ilegal de mulheres hispânicas do México e América Central pela fronteira sul dos EUA e através do sudeste do país para trabalharem em bordeis do Alabama, Flórida, Geórgia, Luisiana, Mississippi, North Carolina, South Carolina e o Texas. Os traficantes da organização trabalhavam como operadores independentes para coordenar a entrega das mulheres com a finalidade de atividade sexual ilegal.

“Como outras investigações já mostraram e a operação Safe Haven confirma novamente, o tráfico sexual de mulheres estrangeiras para os EUA é feito por redes que têm pouca, se é que tem alguma, consideração com as mulheres que tornam vítimas”, disse o agente especial encarregado do HSI de Atlanta, Nick S. Annan. “Esta investigação identificou mulheres que sofreram fraudes, coerção e força, incluindo adolescentes menores de idade. Para os criminosos por trás dessas operações ilegais, essas mulheres são apenas pedaços de carne, usadas para se obter um lucro rápido e depois, descartadas”.

Vítimas

Pelo menos uma das vítimas identificadas durante a investigação era uma adolescente quando foi trazida. Seis suspeitos são acusados de conspiração para participar do tráfico sexual de um menor e 38 suspeitos são acusados de conspiração para transportar uma pessoa para a prostituição – nove suspeitos continuam soltos e 29 foram presos no dia 30 de outubro. Três dos clientes da rede também estão sendo acusados de promover a prostituição.

A identidade das vítimas está sendo mantida em sigilo e elas receberam assistência médica emergencial, abrigo e comida.

O HSI alivia as vítimas de tráfico humano, deixando com que permaneçam nos EUA durante as investigações e elas podem também se qualificar para o T-visa, um visto específico para vítimas de tráfico humano. Fonte: ICE.gov.