ICE prende jovem “dreamer” que responde por DUI

Por Gazeta News

francisco-j-rodriguez-dominguez ACLUR
[caption id="attachment_140584" align="alignleft" width="230"] Francisco J. Rodriguez Dominguez corre o risco de perder a proteção do DACA. Foto: ACLUR.[/caption]

Agentes da Agência de Imigração e Alfândega (Immigration and Customs Enforcement -ICE) prenderam no último domingo, 26, o mexicano Francisco J. Rodriguez Dominguez, de 25 anos, em Portland, Oregon.

O jovem mexicano vive nos Estados Unidos legalmente sob o programa DACA e atualmente responde na justiça por um delito de DUI (Driver Under Influence) e por isso corre o risco de perder a proteção, segundo a American Civil Liberties Union.

Dominguez foi detido pelos agentes do ICE em sua casa, e, segundo a ACLUR, não havia mandado para a detenção. Para o advogado de imigração, Stephen Manning, a agência o deteve por causa do delito, mas tal informação não foi confirmada pelo ICE.

O jovem encontra-se sob a proteção da “Ação Diferida para a Infância”, conhecido como DACA, ordem executiva concedida por Obama em 2012. Mas, por responder a um delito na justiça, as autoridades o levaram e podem agora retirar o seu status de proteção.

Em dezembro de 2016, Dominguez entrou em um programa que ameniza o delito de DUI e completou quase todos os requisitos, incluindo comparecer a audiências no tribunal e participar de reuniões necessárias.

"Apesar dos melhores esforços de Francisco para compensar seu erro, o ICE assumiu a posição de que um delito de DUI, mesmo que possa ser amenizado, é suficiente para acabar com o status de DACA. Essa política está destruindo famílias, nossas comunidades e não faz nada para nos manter mais seguros”, afirma Andrea Williams, diretora executiva da Causa Oregon, uma organização de direitos de imigrantes do Oregon.

Dominguez trabalha em uma despensa de alimentos na Rede Latino, uma organização comunitária, e também atua como treinador de uma equipe de futebol em uma escola primária em Portland, segundo a ACLU.

"Todo mundo adora Francisco, não sei como diremos às crianças, às famílias e ao pessoal da escola com quem ele trabalha, eles vão ficar com o coração partido ao saber que ele foi preso", disse Carmen Rubio, diretora executiva da Rede Latino.

Dominguez foi levado para o centro de detenção de Tacoma, em Washington, onde aguarda a resolução do caso.

DACA

O programa DACA, criado em 2012 pela ordem executiva do presidente Barack Obama, destina-se a proteger da deportação certas pessoas trazidas para os Estados Unidos ilegalmente quando eram crianças. O programa permite que os imigrantes indocumentados obtenham carteiras de motoristas, se matriculem em faculdades e garantam empregos.

O presidente Donald Trump prometeu preservar as proteções para os beneficiários do programa, conhecidos como "dreamers", uma referência ao projeto de lei que daria aos participantes do DACA um status legal permanente, porém, Trump denunciou os supostos abusos do programa e expandiu o poder dos oficiais de imigração, insistindo que nenhum indocumentado está a salvo da remoção do país.

Com informações Associated Press e CNN.