Ida de senador boliviano ao Brasil resulta na saída de Patriota do Itamaraty

Por Gazeta News

patriota

A ação que levou o senador boliviano Roger Pinto ao Brasil, no dia 25, resultou na queda do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, do cargo. A decisão foi tomada após reunião dele com a presidente Dilma Rousseff, no dia 26.

Em nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Dilma “aceitou hoje pedido de demissão do ministro Antonio de Aguiar Patriota e indicou o representante do Brasil junto às Nações Unidas, embaixador Luiz Figueiredo, para ser o novo ministro de Relações Exteriores”.

Em entrevista ao “Fantástico”, o diplomata brasileiro Eduardo Saboia afirmou que foi dele a decisão de levar o senador ao Brasil, devido ao “risco iminente à vida e à dignidade do senador”.

Na Bolívia, Roger Pinto foi condenado, no mês de junho, a um ano de prisão por “abandono do dever” e por “dano econômico ao Estado”. Segundo a denúncia, ele foi responsável por prejuízo de mais de $1,6 milhão de dólares aos cofres públicos em 2000. Ele responde ainda a cerca de 20 processos por desacato, venda de bens do Estado e corrupção. O parlamentar alega perseguição política do governo de Evo Morales.

A Bolívia informou, no dia 26, que o Ministério Público está analisando o procedimento jurídico para a extradição do senador.

No dia 25, o Ministério das Relações Exteriores informou, por meio de nota, que abrirá inquérito para apurar as circunstâncias da transferência para o Brasil do senador boliviano. Segundo a AGU,  o governo brasileiro não podia conceder carro diplomático, uma vez que há decisões da Justiça boliviana restringindo a possibilidade de o senador deixar o país.