Ideias

Por Marcelo Mello

ideia

Você já teve a sensação de que está sendo “vigiado” por câmeras escondidas? Tipo assim: Você tem uma ideia espetacular – em sua opinião, claro – e pouco tempo depois a vê sendo executada por alguém. Bem, eu já tive essa sensação algumas vezes. É uma porcaria.

Falemos a verdade. Evidente que nós, egos normalmente problemáticos, sempre achamos que nossas ideias são espetaculares, revolucionárias, criativas e por aí vai. Bem, quando vemos alguém executando uma delas e tendo sucesso com isso, ficamos morrendo de inveja e, para falar o português claro, ficamos bem... Deixa pra lá, o horário e o veículo são impróprios para utilização de palavras de baixo calão.

Isto posto, o que podemos fazer para eliminar essa sensação? Só há uma resposta para tal questão: colocar em prática nossas ideias.

Fácil? Óbvio que não. Seria leviano e hipócrita se tentasse te enganar dizendo que executar projetos ou realizar sonhos é um processo simples. Não é. E tome cuidado com os profissionais que dizem o contrário, eles estão te enganando!

Mas, nesse meio todo, há que se fazer outra pergunta, esta mais instigante: Você ao menos tenta? O que quero dizer é: Que tipo de pessoa você é? Daquelas que desiste antes mesmo “do jogo começar”?

Bem, eu sei, é uma pergunta dura. Perguntas duras demandam reações e confesso que é essa minha intenção, provocar em você algum tipo de atitude.

Lá atrás, acho que em meu segundo livro, não me lembro direito – deem um desconto, estou ficando velho – defini, para mim mesmo, que a felicidade está na busca e não na conquista. Disse que é durante a jornada que nos sentimos felizes de verdade. Falei ainda que a conquista é efêmera e que os troféus conquistados normalmente ficam pegando pó nas prateleiras da vida. Cheguei a essa conclusão depois de muita pesquisa, análise feita com amigos, com clientes e, claro, comigo mesmo. Em tudo, absolutamente tudo o que fiz na vida lembro perfeitamente que foi durante o processo da busca que me senti feliz de verdade.

Assim sendo, lembro que é apenas e tão somente minha singela opinião, por que será que muitos de nós simplesmente nem tentam colocar em prática as ideias que temos? Medo? Aí pergunto, medo de quê? De falhar? Oras bolas, qual é o problema em falhar? Algumas consequências são ruins, mas, sinceramente, será que não dá para extrair nenhum aprendizado? Claro que dá, vários aprendizados e, o mais importante deles, a experiência. A vida é praticamente uma ciência: Vivemos de tentativa e erro até chegarmos ao acerto.

Dói “fracassar”? Sim, dói bastante. Mas, te garanto uma coisa: A dor será ainda maior se você simplesmente nem tentar. Digo isso porque a dor da frustração é maior, muito mais longa, podendo, às vezes, durar uma vida inteira. É bom pensar nisso com carinho, principalmente porque estamos falando da sua vida e é só isso o que importa.

A próxima vez que tiver uma ideia que considere boa, tente, ao menos, colocá-la em prática. Aqui de longe, fico na torcida para que a sua busca seja inesquecível.