Ideologia do ganha-ganha II

Por Gazeta Admininstrator

Acompanhe as mudanças se quiser progredir
(ou: abandone os modelos ultrapassados)

No mundo de hoje, as estratégias de vítima, pensa e age como se vivesse em um Universo escasso e se dá por satisfeita com as migalhas que é capaz de conseguir, e de predador, que pensa e age como controlador do pouco que há no Universo, são obsoletas. Precisamos fugir das armadilhas mentais desses modelos ultrapassados. Esses modelos nos induzem a pensar que estamos sendo bem-sucedidos até mesmo quando nos encontramos à beira do fracasso.
O frágil progresso da sociedade contemporânea, que ruma para a destruição do planeta, deve muito à cultura de vítimas e predadores.
Para vítimas, qualquer coisa é suficiente, já que vivem em um ambiente de escassez; elas sempre têm medo de perder o pouco que conseguiram e ela não gostam de encarar a realidade, preferindo fechar os olhos para o que acontece a seu redor. Para predadores, nada é o bastante e estão sempre querendo mais; diante das dificuldades, agem com rapidez, sempre determinados a ganhar, passando por cima de tudo o que estiver na sua frente.
Vítimas e predadores não jogam o jogo do ganha-ganha. A humanidade, até agora, esteve jogando o jogo do ganha-perde com o planeta.
Para ser e manter-se bem-sucedido em um mundo de mudança, é preciso saber prosperar em ambientes difíceis, estar atento a tudo o que acontece ao redor, e tornar-se adaptável às variações do meio. Como diz uma mensagem das runas: ?em águas profundas, torne-se um mergulhador?.

Regras fundamentais para o jogo do ganha-ganha:

  • Ser individualmente competente e bem-sucedido em grupo.
  • Buscar soluções que funcionem quando alguma coisa não estiver funcionando.
  • Vencer predadores! Principalmente  aqueles que existem dentro de nós.

Para ser bem-sucedida, hoje, toda e qualquer pessoa precisa adotar esse novo tipo de mentalidade que, automaticamente, a compromete com tornar o mundo um lugar melhor para se viver.