Idosa doente necessita de ajuda para voltar ao Brasil

Por Gazeta Admininstrator

Há algumas semanas, o Gazeta publicou reportagem solicitando ajuda para a senhora Iracema Costa, 86 anos, que precisa de apoio para voltar ao Brasil. Felizmente, a comunidade brasileira atendeu ao apelo e contribuiu. Entretanto, o valor para o transporte ainda não foi alcançado. Até o momento, foram arrecadados pouco mais de 5 mil dólares. A necessidade é de 15 mil dólares.

A filha de Iracema, a carioca Elizabeth da Silva, moradora da Flórida, desde setembro de 2000, está vivendo um enorme drama em sua vida. Ela precisa voltar para o Brasil e levar sua mãe, que está seriamente enferma. Dois meses depois que chegou aos EUA, Elizabeth recebeu a visita da sua mãe, Iracema da Costa, que, hoje, está com 86 anos, e acabou se estabelecendo aqui. Beth não sabia, mas, naquela época, sua mãe já estava começando a desenvolver o mal de Alzeimer. Algum tempo depois, em 2004, Dona Iracema teve duas paradas respiratórias e cardíacas que quase a levaram à morte. Depois disso, sua saúde tem piorado, cada vez mais.

Internada, várias vezes, no North Broward Center, os médicos criam que ela fosse morrer rápido, tantas foram as complicações. Como isso não ocorreu, ela foi colocada num programa chamado Hospice e é atendida em casa. O programa paga o básico, e Beth tem que arcar com o restante e não tem como trabalhar, pois precisa estar sempre por perto para cuidar da mãe. Por causa disso está com grandes dificuldades financeiras e quer voltar ao Brasil onde os familiares podem ajudá-la na tarefa direta de cuidar de Iracema que come através de uma sonda gástrica, não fala, não anda, não se move sozinha, e usa fraldas.

Nos últimos meses, a situação de Beth tem se complicado ainda mais, por causa da crise que o País enfrenta. Ela necessita levar sua mãe para o Rio de Janeiro, mas não tem condições financeiras para isso. O melhor preço que achou de ambulância aérea foi de 15 mil dólares, pela Federal Air Ambulance. A família do Brasil não tem condições de levantar esse montante e o consulado informou não ter condições de dar apoio financeiro. Por isso, Beth tem contatado amigos e a imprensa para tentar levantar esse fundo.

Depois da reportagem do Gazeta, pessoas até de outros estados têm contribuído. Quem desejar, e puder ajudar Beth a levar sua mãe, Dona Iracema, para o Brasil, poderá fazer depósito no Banco of America, conta 2290 1091 4200, em nome de Elisabeth Vetere da Silva. Mais informações podem ser obtidas diretamente com Beth, pelo telefone 954-571-6701.